Prefeitura entrega novo galpão a catadores de resíduos
07/01/2015 17h48

A Prefeitura de Manaus entregou nesta quarta-feira, 7, mais um galpão destinado à separação de resíduos. O espaço foi concedido à Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), que pretende movimentar cerca de 240 toneladas de resíduos no local por mês.
O novo galpão da Arpa fica na Alameda Cosme Ferreira, 7688, Zumbi, zona Leste, e é o terceiro entregue pela prefeitura a grupos de catadores cadastrados no Município. O coordenador da Arpa, Raul Lima, explicou que 22 pessoas vão trabalhar no local. “Neste espaço, vamos dar continuidade aos trabalhos com plástico, papel e papelão. A população do bairro que quiser colaborar com a coleta seletiva, pode vir até o local e descartar seus resíduos recicláveis no novo galpão”.
Ante de ser contemplada com o galpão, a associação funcionava no Novo Reino, onde pagava R$ 1,5 mil pelo aluguel do galpão.
O secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias, explica que a Prefeitura de Manaus segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A prefeitura está trabalhando para promover a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis nas políticas públicas municipais. Isso inclui a melhoria das instalações dos catadores e o apoio à atividade de coleta de resíduos”, afirmou.
Outros grupos de catadores já foram beneficiados em Manaus com os galpões da Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste, e do Santa Etelvina, zona Norte, entregues no ano passado. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) deve entregar nas próximas semanas o quarto galpão, que atenderá os catadores de resíduos do Centro. Em 2015, mais dois espaços deverão ser repassados a associações e cooperativas locais.
Além da entrega de galpões, outra ação da prefeitura para este ano é viabilizar a contratação definitiva de catadores. “Eles já atuam nos eventos da prefeitura, como foi na Copa do Mundo, Boi Manaus e no Réveillon”, lembrou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.
Os catadores de resíduos apoiados pela prefeitura são, aproximadamente, 200, distribuídos em 17 entidades (entre núcleos e associações).