Nota – Secretaria Municipal de Saúde
03/12/2014 18h01

A respeito da morte de uma estudante de 18 anos, nesta terça-feira, 3, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, com suspeita de meningite meningocócica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem a informar que:
- · Não há surto de meningite em Manaus.
- · Todas as medidas foram adotadas pela Semsa, como a visita às famílias, escola, amigos, e realização de palestra de educação em Saúde, para tranquilizar alunos e professores.
- · Houve diminuição de casos de meningite em relação ao ano passado. De janeiro a novembro de 2013 foram 160 casos registrados. Em 2014, no mesmo período, foram 136 casos, uma diminuição de 15%.
- · O número de óbitos também diminuiu em relação a 2013. No ano passado foram 17 mortes pela doença e, este ano, foram 13, uma diminuição de 23,5%.
- · Os sintomas de meningite são dor de cabeça, vômito, febre alta, manchas na pele, pescoço endurecido (rigidez de nuca), sonolência e convulsões. Crianças menores de um ano de idade podem apresentar vômitos, sonolência, irritabilidade aumentada, convulsões, abaulamento da fontanela (uma curva suave para fora – externa – da moleira de um bebê), fontanelas afundadas, acompanhado ou não de exantema petequea (erupção cutânea).
- · Caso haja esses sintomas, é necessária a hospitalização imediata, realização de punção lombar (antes da introdução de antibióticos) e coleta de sangue, para esclarecimento do diagnóstico.
- · A Semsa notifica e investiga imediatamente o caso preenchendo corretamente todos os campos da ficha de investigação e verifica qual a etiologia da Meningite. Casos de doença Meningocócica e Meningite por Haemophilus influenzae, exigem realização de quimioprofilaxia imediata nas pessoas que tiveram contato direto com o doente.
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 98842-8370