Manaus Previdência realiza simulação de sistemas de gestão

Por Prefeitura de Manaus

10/02/2015 18h08

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A Assessoria Técnica (Astec) e membros dos setores ligados à Diretoria Previdenciária (Diprev) da Manaus Previdência se reuniram nesta terça-feira, 10, com representantes das empresas Ikhon Gestão, Conhecimento e Tecnologia Ltda, e Agenda Assessoria para detalhar a forma de operacionalização dos sistemas de gestão Eletrônica de Documentos (Sisged) e Previdenciária (Sisprev), ambos necessários para que a tramitação virtual dos processos da autarquia se torne uma realidade, não apenas para os trabalhos internos como também para envio de informações aos órgãos de controle externo. “Nesta reunião já conseguimos simular uma manipulação em paralelo do Sisged e do Sisprev, o que nos possibilitou visualizar, de forma prática, como se dará a virtualização do processo”, explicou a assessora técnica Elaine Garcia, que está à frente do processo.

 

O Sisprev, desenvolvido pela Agenda, é o sistema pelo qual a Manaus Previdência utiliza para a melhoria do fluxo operacional dos processos previdenciários. Já o Sisged é utilizado pela Ikhon para a gestão eletrônica de documentos. Para que os processos digitalizados da Manaus Previdência cumpram todas as etapas de trâmite no formato virtual, é necessário que haja sintonia entre os sistemas. “É isso que começamos avaliar, a fim de detectarmos onde serão necessários ajustes para tornar afins os dois programas”, acrescenta Elaine Garcia, informando que para o conhecimento fosse completo, foram debatidos os procedimentos técnicos de cada estágio do processo interno de tramitação.

 

No próximo dia 3 de março, uma técnica da Ikhon realizará testes no Setor de Protocolo da autarquia para avaliar e definir qual a melhor estratégia para a integração dos sistemas. Lembra Elaine que a fase de digitalização do acervo previdenciário finalizou e o sistema parametrizado. “Ainda passaremos por um período de treinamento dos usuários e adaptação com os novos processos, mas já estamos conseguindo trabalhar com mais celeridade em alguns processos em decorrência da digitalização do acervo”, disse a assessora.

 

A Ikhon é a empresa responsável pela implantação do Sistema Informatizado de Gestão documental na previdência do município. O serviço consiste numa gestão de documentos que envolve  digitalização e organização do arquivo documental da autarquia. Na semana passada, a empresa encerrou a digitalização de todo o acervo previdenciário, um trabalho que envolveu mais de 500 mil páginas. Agora, a empresa vai digitalizar o arquivo dos processos da área administrativo-financeira. Paralelamente, vai trabalhar para ajustar o seu sistema de gestão com o da previdência para tornar realidade o trâmite virtual dos processos.

 

Texto e foto: Marcia Claudia Senna/Manaus Previdência