Manaus vai ganhar um novo Centro de Produção de Mudas criado pela Prefeitura de Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai construir um novo Centro de Produção de Mudas, segundo informou o titular do órgão ambiental do município, Antonio Ademir Stroski. Atualmente, o centro está instalado nas dependências do Instituto Federal de Educação (Ifam), no bairro Zumbi, zona Leste da capital amazonense.
O anúncio da construção do novo Centro de Produção de Mudas ocorreu na tarde desta sexta-feira, 19/2, durante uma reunião entre parte da equipe técnica da Semmas, que cuida do local, e o secretário Stroski. Atualmente, o “viveiro”, como o local é popularmente conhecido, tem uma produção diária de mil mudas, que por conta da pandemia estão sendo plantadas em espaços públicos da cidade.
De acordo com o titular da Semmas, a construção do novo centro está entre as metas do “Manaus Verde”, projeto de arborização e paisagismo, um dos vários programas ambientais que o prefeito David Almeida vai implantar na cidade.
“Uma das estratégias para implementar um plano de arborização consistente e amplo, que alcance todas as regiões da cidade e das comunidades do entorno de Manaus, é a implantação de um adequado sistema de produção, distribuição e plantio das nossas espécies nativas, portanto, precisamos de uma unidade apropriada às características do nosso município e em sintonia com as metas do prefeito David”, aponta.
Além do novo Centro de Mudas, o programa “Manaus Verde” tem, entre as metas para 2021, o plantio de 10 mil mudas de espécies arbóreas; no mínimo, a produção de 250 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais; além da doação de 100 mil mudas de plantas arbóreas e frutíferas à população e instituições. As metas de plantio serão crescentes para os próximos anos, até que tenhamos índice expressivo de arborização.
O projeto “Manaus Verde” visa ainda implantar, este ano, a doação itinerante de mudas nos bairros de Manaus, que faz parte da estratégia da prefeitura de levar os manauaras a contribuírem com a arborização e o paisagismo da cidade, estimulando a necessidade de preservar e cuidar das espécies plantadas.
— — —
Texto e fotos – Keynes Breves / Semmas
Notícias relacionadas

Prefeitura prorroga automaticamente a validade de licenças ambientais em Manaus

José Ferreira de Vasconcelos

Diante do cenário de pandemia, Semmas continua emissão de autorizações de corte e poda de árvores em Manaus

Prefeitura realiza diagnóstico para revitalização dos parques municipais de Manaus

Prefeitura cria Comissão Técnica para revisar e atualizar o Código Ambiental de Manaus

Comdema realiza primeira reunião de 2021 de forma virtual

Parque do Mindu passa por trabalhos de revitalização

Parque dos Bilhares passará por revitalização

Invasores tentam retornar à área de antiga ocupação irregular

Prefeitura de Manaus realiza debate on-line sobre regularização ambiental para os postos de combustíveis

Prefeitura inicia revitalização em espaço verde do Campo Dourado

Prefeitura de Manaus orienta população no combate ao caramujo africano

Parceria entre órgãos viabiliza revitalização do Refúgio Sauim-Castanheiras