Notícias

Manaus vai ganhar um novo Centro de Produção de Mudas criado pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai construir um novo Centro de Produção de Mudas, segundo informou o titular do órgão ambiental do município, Antonio Ademir Stroski. Atualmente, o centro está instalado nas dependências do Instituto Federal de Educação (Ifam), no bairro Zumbi, zona Leste da capital amazonense.

 

 

 

 

O anúncio da construção do novo Centro de Produção de Mudas ocorreu na tarde desta sexta-feira, 19/2, durante uma reunião entre parte da equipe técnica da Semmas, que cuida do local, e o secretário Stroski. Atualmente, o “viveiro”, como o local é popularmente conhecido, tem uma produção diária de mil mudas, que por conta da pandemia estão sendo plantadas em espaços públicos da cidade.

 

De acordo com o titular da Semmas, a construção do novo centro está entre as metas do “Manaus Verde”, projeto de arborização e paisagismo, um dos vários programas ambientais que o prefeito David Almeida vai implantar na cidade.

 

“Uma das estratégias para implementar um plano de arborização consistente e amplo, que alcance todas as regiões da cidade e das comunidades do entorno de Manaus, é a implantação de um adequado sistema de produção, distribuição e plantio das nossas espécies nativas, portanto, precisamos de uma unidade apropriada às características do nosso município e em sintonia com as metas do prefeito David”, aponta.

 

Além do novo Centro de Mudas, o programa “Manaus Verde” tem, entre as metas para 2021, o plantio de 10 mil mudas de espécies arbóreas; no mínimo, a produção de 250 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais; além da doação de 100 mil mudas de plantas arbóreas e frutíferas à população e instituições. As metas de plantio serão crescentes para os próximos anos, até que tenhamos índice expressivo de arborização.

 

O projeto “Manaus Verde” visa ainda implantar, este ano, a doação itinerante de mudas nos bairros de Manaus, que faz parte da estratégia da prefeitura de levar os manauaras a contribuírem com a arborização e o paisagismo da cidade, estimulando a necessidade de preservar e cuidar das espécies plantadas.

 

— — —

Texto e fotos – Keynes Breves / Semmas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse