Notícias

Manaus participa de fórum na Polônia sobre o futuro das cidades

Pela primeira vez a Prefeitura de Manaus vai participar do Fórum Urbano Mundial (FUM) – do inglês, World Urban Forum (WUF) -, que também de forma inédita acontece este ano na Europa Oriental, na cidade de Katowice, na Polônia. O fórum é uma realização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UM-Habitat) e ocorre de 26 a 29/6.

 

Manaus participa de fórum na Polônia sobre o futuro das cidades

 

A prefeitura estará na Polônia para o evento mundial a partir do termo de cooperação firmado com a União Europeia no ano passado, via Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc), projeto global que apoia cidades de diferentes regiões do mundo para compartilhar soluções e desafios comuns no desenvolvimento urbano sustentável.

Técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que são os responsáveis pela cooperação, vão viajar com despesas pagas pelo Iurc.

Para o vice-presidente da autarquia, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, que integrará a comitiva, é uma grande satisfação participar, como profissional e servidor municipal, de uma ampla programação que reunirá outros planejadores mundiais e idealizadores do urbanismo para as cidades e para as pessoas.

“Somos convidados dentro do programa Iurc e estaremos discutindo vários temas internacionais, globais e locais, porque estão interligados, como sustentabilidade, urbanismo, meio ambiente, gestão pública, energia, resiliência, mobilidade urbana, entre outros. A troca de experiências é fundamental. Saímos da experiência local para outra realidade, vivenciando situações, projetos e intervenções urbanas exitosas em outros países. E a ideia é trazer as experiências que comportem a nossa realidade”, explica Andrade.

Para ele, o conhecimento e a vivência expandem o crescimento técnico e de experiências, indo além de teorias e estudos. “Manaus, São Paulo e Fortaleza vão ter esta convivência ampliada e é uma satisfação imensa trocar vivências, conhecer inovações, tendências e exemplos que possam, porventura, servir para a nossa capital. É inegável que precisamos seguir construindo uma Manaus urbana e bem planejada, para garantir sustentabilidade, desenvolvimento e prosperidade compartilhada”, completa.

Perspectivas mundiais apontam para um planeta que continuará a se urbanizar na próxima década – de 56% da população mundial vivendo em cidades hoje para 60% em 2030. As áreas urbanas são os motores que absorverão praticamente todo o crescimento futuro da população mundial. Espera-se que todas as regiões se tornem mais urbanizadas na próxima década.

FUM

O Fórum Urbano Mundial foi estabelecido em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para examinar uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. O primeiro foi realizado em Nairóbi, no Quênia, em 2002 e tem percorrido países do mundo desde então.

Representantes de governos nacionais, regionais e locais, acadêmicos, empresários, líderes comunitários, planejadores urbanos estarão entre as milhares de pessoas que devem participar do evento, que é co-organizado pelo Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da Polônia e pelo Escritório Municipal de Katowice.

O tema do WUF será “Transformando nossas cidades para um futuro urbano melhor”, promovendo insights e clareza sobre o futuro das cidades com base nas tendências, desafios e oportunidades existentes, além de sugerir maneiras pelas quais as cidades podem estar melhor preparadas para enfrentar futuras pandemias e ampla gama de outras ocorrências imprevistas.

O WUF é realizado a cada dois anos e já se transformou na principal conferência global sobre urbanização, discutindo uma gama de desafios urbanos em diversos continentes. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas pelo site https://unhabitat.org/.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Arquivo / Semcom

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse