Manaus ganha Área de Proteção Ambiental para o sauim-de coleira
Manaus ganhou, nesta terça-feira, 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma nova Área de Proteção Ambiental (APA), dedicada a estabelecer um corredor ecológico para a preservação do sauim-de-coleira, ou sauim-de-Manaus, único calitriquídeo (macacos de pequeno porte) da região, cuja distribuição se estende a leste, chegando até a cidade de Itacoatiara, e a aproximadamente 40 quilômetros ao norte de Manaus. O decreto criando a nova APA Sauim-de-Manaus foi assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em solenidade realizada no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, no início da tarde de hoje.
Com a medida, aumenta para aproximadamente 10 milhões de metros quadrados a área de proteção ambiental da cidade, com um mosaico de áreas protegidas que incluem o Parque Municipal do Mindu, o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Adolpho Ducke, tendo como delimitação os igarapés do Geladinho e Goiabinha, e suas respectivas margens (Áreas de Preservação Permanente), além de áreas verdes de loteamentos habitacionais como Cidade Nova, Loteamento Nascentes das Águas Claras, Parque das Garças, Renato Souza Pinto I e II, Ribeiro Júnior, Vila da Barra, Galileia, Nova Cidade, Vila Real, Riacho Doce II e III, Francisca Mendes I e II e Jardim Canarana.
Para o prefeito, a criação da unidade tem importância fundamental para a manutenção da biodiversidade local e vai possibilitar a interligação entre dois importantes fragmentos urbanos: o Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul, e a Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte.
“É um animal em extinção, um animal símbolo da nossa terra. Agora com a criação da APA nós vamos dar mais possibilidade da espécie se procriar acabar com o perigo de extinção. Assim como conseguimos manter esse parque de pé desde sua inauguração, na minha primeira gestão em 1992. Estamos iniciando esse projeto ecológico de grande alcance para garantir o futuro da espécie”, disse o prefeito.
Com a criação da APA Sauim-de-Manaus a Prefeitura de Manaus passa a contribuir, efetivamente, para as medidas de gestão contidas no Plano de Ação Nacional de Conservação do Sauim-de-Coleira (PAN Sauim), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). O PAN Sauim é uma estratégia nacional para garantir que o sauim saia da vulnerabilidade de extinção, com medidas que garantam a proteção dos fragmentos florestais, recuperação de áreas degradadas e ações de educação ambiental, além de infraestrutura que permita conexões entre áreas vegetadas, a exemplo de passagens áreas de fauna.
“A espécie é endêmica e está dentro da cidade de Manaus, e agora com esse processo da APA estamos dando um grande passo para restabelecer a qualidade de vida do sauim e consequentemente trazer mais qualidade de vida para a população em geral”, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Nelson Junior.
Também presente à solenidade o procurador do Ministério Público Federal (MPF-AM), Leonardo Galeano, destacou o empenho de todos os envolvidos no grupo de trabalho, formado por várias instituições, que elaborou o documento que cria a área de proteção.
“Hoje damos o primeiro passo de um processo continuo referente a construção de uma proposta conjugada de vários órgãos para criação dessa importante APA. Isso é resultado de um processo longo de trabalho continuo para a construção de propostas conjuntas que resultaram nessa conquista ambiental”, enfatizou o procurador.
Concurso
Simultaneamente foi feito o lançamento do edital de concurso da Prefeitura de Manaus para a escolha do nome e da identidade visual do sauim-de-Manaus, que desde 2005 é mascote do município de Manaus. O prêmio para o ganhador será de R$ 10 mil. O concurso incentiva ações voltadas à educação ambiental e à conscientização quanto a necessidade de preservação do sauim-de-Manaus.
Poderão participar do concurso pessoas físicas ou jurídicas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O edital com todas as regras do concurso estará à disposição dos interessados no site do órgão (semmas.manaus.am.gov.br) a partir desta quarta-feira, 6.
O projeto ganhador, com o nome e a identidade visual do sauim-de-Manaus, mascote do Município de Manaus, será utilizado em variadas peças e meios de comunicação, tais como papelaria, peças impressas em geral, “outdoors”, “banners”, páginas na internet, cartazes, revistas e vídeos, com a finalidade de disseminar o tema da preservação do sauim-de-coleira junto à sociedade, dando início a uma grande mobilização em favor do animal.
Texto: Jacira Oliveira / Semcom e Júlio Pedrosa / Semmas
Fotos: Mário Oliveira / Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmd5AsME
Notícias relacionadas

Prefeitura prorroga automaticamente a validade de licenças ambientais em Manaus

Prefeitura realiza diagnóstico para revitalização dos parques municipais de Manaus

Prefeitura cria Comissão Técnica para revisar e atualizar o Código Ambiental de Manaus

Comdema realiza primeira reunião de 2021 de forma virtual

Parque do Mindu passa por trabalhos de revitalização

Parque dos Bilhares passará por revitalização

Invasores tentam retornar à área de antiga ocupação irregular

Manaus vai ganhar um novo Centro de Produção de Mudas criado pela Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza debate on-line sobre regularização ambiental para os postos de combustíveis

Prefeitura esclarece que é falsa a informação sobre arrastão no Parque do Mindu

Prefeitura inicia revitalização em espaço verde do Campo Dourado

Parceria entre órgãos viabiliza revitalização do Refúgio Sauim-Castanheiras

Prefeitura de Manaus flagra obra irregular no Tarumã

Prefeitura de Manaus realiza manutenção de parques e unidades de conservação da cidade

Prefeitura realiza plantio e distribuição de mudas em alusão ao Dia da Árvore na Amazônia

Prefeitura inicia o processo de implantação de ‘Agenda Ambiental’ nos órgãos municipais

Prefeitura de Manaus constrói viveiro de plantas medicinais no Parque do Mindu

Prefeitura de Manaus distribui mais de 500 mudas de plantas no residencial Viver Melhor

Prefeitura de Manaus realiza programação especial pelo Dia Mundial do Planeta Terra, celebrado em 22/4

Prefeitura passará a doar mudas de plantas semanalmente

Descarte de lâmpadas utilizadas na iluminação pública é acompanhado pela prefeitura

Ações de revitalização de áreas verdes da cidade são intensificadas

Ação itinerante ‘Manaus Verde nos Bairros’ chega à zona Sul

Prefeitura de Manaus realiza doação de mudas e campanha de sensibilização para a preservação do sauim-de-coleira

Prefeitura prepara Parque Lagoa Japiim para a reabertura

‘Manaus Verde nos Bairros’ da Prefeitura de Manaus chega ao Parque 10

Prefeitura de Manaus reabrirá parque Lagoa do Japiim nesta sexta-feira, 14/5

Ação itinerante da prefeitura distribui 800 mudas no bairro Parque 10 de Novembro

Prefeitura de Manaus vai distribuir mudas de plantas na zona Oeste nesta quarta, 19/5

Ação ambiental itinerante distribui mil mudas de plantas no bairro Compensa