Manaus dobra capacidade de armazenamento do seu datacenter com investimento em tecnologia hiperconvergente
A partir de 2021, o datacenter da Prefeitura de Manaus passa a contar com, pelo menos, 700 terabytes para armazenamento de dados com a implementação de tecnologia hiperconvergente – estrutura de Tecnologia da Informação (TI) que combina armazenamento, processamento e rede em um único sistema. O upgrade é para atender a crescente demanda por serviços essenciais prestados ao cidadão e servidores a partir de um ambiente 100% virtual.
Os novos equipamentos dobrarão a capacidade de armazenamento e processamento de dados do datacenter da Prefeitura de Manaus, além de viabilizar a atualização de licenças para uso de softwares, como explicou o subsecretário de TI da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Richard Douglas.
“Atualmente, dispomos de 350 terabytes para armazenamento de todos os dados do município. Com a ampliação, vamos ter a capacidade de armazenar mais de 700 terabytes de dados. Isso significa maior capacidade de operação dos sistemas utilizados pelos órgãos colegiados da prefeitura”, informou Douglas.
O investimento na ordem de R$ 13,4 milhões é proveniente do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM 3) e da ação orçamentária de Implementação de Infraestrutura de Tecnologia da Informação do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2).
O espaço alcançado será suficiente para armazenar, em estrutura própria da Prefeitura de Manaus, todos os sistemas adquiridos ou desenvolvidos pelas secretarias, garantindo assim segurança para seus dados.
‘Atendimento on-line’
O cenário da pandemia da Covid-19 – em que muitas secretarias municipais tiveram que suspender seus atendimentos presenciais como forma de prevenção – obrigou a prefeitura a avançar substancialmente na oferta de serviços virtuais.
O atendimento on-line, que já era disponibilizado por algumas secretarias antes da pandemia, passou a ser a realidade de todos os órgãos municipais, principalmente dos que prestam serviços essenciais como Educação, Saúde e Infraestrutura.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por exemplo, passou a oferecer um chat on-line para atender o cidadão quanto às dúvidas e informações sobre saúde.
O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar da prefeitura formada por médicos e vários profissionais da saúde. Recentemente a prefeitura lançou também o serviço de cadastro e identificação do público que faz parte dos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19.
Outra nova demanda para a equipe de TI da prefeitura, especialmente por conta da pandemia, foi a estruturação de um ambiente virtual para que os servidores municipais cumprissem suas jornadas por meio do teletrabalho.
Desde março do ano passado, o município adotou esse regime para os servidores de áreas não essenciais, como forma de evitar aglomerações nos órgãos públicos. No início deste ano, o prefeito David Almeida decretou que o regime fosse mantido até o final deste mês de março.
“E a modernização das nossas estruturas de tecnologia de informação precisam acompanhar esse novo momento, que não é só de Manaus, mas de todo o mundo. Aprendemos, mesmo que de forma trágica, a viver e trabalhar em um ambiente cada vez mais virtual. O investimento que fazemos nesse momento permitirá ao município ter mais segurança com suas informações, além de oferecer mais e melhores serviços aos cidadãos e servidores”, comentou o prefeito David Almeida.
— — —
Texto – Anderson Farias/Semef
Notícias relacionadas

INFORME FUNERÁRIO – Sexta, 1º/1

Mercados e feiras de Manaus recebem vistorias

INFORME FUNERÁRIO – Domingo, 3/1

Prefeitura utilizará UBSs móveis para combater a Covid-19

David Almeida decreta situação de emergência em Manaus

David Almeida nomeia cientista econômico para administrar Secretaria de Finanças

Vítimas de Covid-19

Prefeitura garante 100% da frota de ônibus em circulação e aumenta número de carros reserva nos terminais

Prefeitura cria Gabinete para execução e esclarecimentos sobre vacinação da Covid-19

Pagamento com desconto do ISS Autônomo encerra na próxima sexta-feira

Siged passará por adequações no seu sistema de armazenamento

Prefeitura de Manaus já vacinou mais de 14 mil pessoas de grupos prioritários

Prefeitura e governo iniciam matrículas para novos alunos no próximo dia 8

Prefeitura reduz para até 24 horas prazo de expedição de Certidão de Endereço emitida pelo Implurb

Prefeitura de Manaus impõe celeridade a obras emergenciais

Rotta diz que não vai mais permitir ‘remendos’ da concessionária de água nas ruas de Manaus

Central de Atendimento de Matrículas com telefone 0800 passa a operar a partir de segunda, 8

Prefeitura inicia cadastro e recadastro da meia-passagem estudantil 2021 no próximo dia 18

Pedidos de licenciamento de obras tem alta de 16,2% no mês de janeiro de 2021

Comissão realiza mais uma vistoria em pontos de imunização montados pela prefeitura

Maria das Graças Maia, Silvan da Silva Reis e Maria Gizela Amancio

Prefeitura de Manaus decreta luto oficial pela morte de Zezinho Corrêa

Edineusa Barbosa Mota

Sine Manaus oferta 47 vagas de emprego nesta segunda-feira, 8/2

Cozinha Comunitária Vila da Felicidade volta a funcionar após reforma

Manaus recebe mais de 59 mil doses de CoronaVac e garante imunização dos grupos 4 e 5 dos trabalhadores da Saúde

Domingo, 7/2

NOTA

Prefeitura divulga 22 vagas de emprego nesta terça-feira, 9/2

Prefeitura de Manaus atendeu mais de 16 mil contribuintes via canais digitais da Semef, somente em janeiro