Notícias

Jorge Teixeira tem novo espaço de esporte e lazer

O bairro Jorge Teixeira, zona Leste, iniciado na primeira gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto (1989-1992), agora conta com um novo espaço de esporte e lazer, com diversos itens. A praça, localizada entre as ruas Jacaré e Piaba, com uma área total de 7 mil metros quadrados, foi totalmente construída nesta gestão e inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29/10, pelo próprio prefeito Arthur Neto, como parte das comemorações dos 351 anos da cidade.

 

29.10.20 Prefeito inaugura praça no bairro Jorge Teixeira

 

“Essa obra vem de emenda parlamentar do então deputado federal Arthur Bisneto e foi realizada com uma competência, uma coisa a perder de vista de tão bonita. Estou muito feliz, está muito bonita realmente, é uma obra muito marcante e vai fazer muito bem aos moradores do bairro Jorge Teixeira”, afirmou o prefeito. “É um momento muito importante, porque entregamos um espaço para reunir as pessoas, destinada a dar felicidade, a ser um espaço para o lazer e também para a reflexão. Um espaço que antes era uma lixeira viciada e que só servia para atrair coisas ruins”, complementou.

 

A nova praça, construída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), tem pista de caminhada, área de estacionamento com vagas para carros e motos e vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, dois playgrounds, academia ao ar livre, área de recreação infantil com 112 metros quadrados, anfiteatro com palco, áreas de convivência com jogos, 40 bancos de concreto, pergolado e lixeiras seletivas. No local, foram realizados, ainda, trabalhos de drenagem profunda em uma área de 600 metros e projetos de paisagismo com plantio de grama e mais de mil mudas entre arbóreas e ornamentais.

 

A comunidade local já aguardava pela entrega da nova praça, como contou a dona de casa Aldenice Damasceno. “Já esperávamos por esse espaço e está todo mundo alegre por ter um local como esse para brincar. Dá até para fazer ginástica na academia. Eu e minhas amigas já estamos nos programando para vir nos exercitar”, contou.

 

Para o motorista Joel Nascimento, não será diferente. Agora ele, a esposa e a filha terão um lugar para se divertir. “Vamos poder fazer esporte, como caminhada e outras atividades nessa praça. O bairro está recebendo melhorias e isso ajuda muito a comunidade, está todo mundo alegre”, afirmou, para em seguida agradecer o prefeito.

 

Criação do bairro

 

O Jorge Teixeira nasceu em março de 1989, na primeira gestão do prefeito Arthur Neto, que realizou a distribuição de lotes para famílias que não tinham casa própria, todas remanescentes de bairros da própria zona Leste. Hoje, o bairro é considerado o mais populoso da zona Leste e mantém um comércio forte, além de contar com equipamentos sociais, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Unidade Básica de Saúde (UBS), creches e escolas.

 

No Jorge Teixeira, também foi feito o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), com a construção de moradias populares, urbanização completa, incluindo asfalto, drenagem profunda e superficial, dragagem de igarapés, construção de rip-rap, entre outros, serviços esses estendidos também às outras áreas do bairro, que conta com quatro etapas.

 

O bairro também foi um dos primeiros macrossetores contemplado com o abastecimento de água com a entrada em funcionamento do Programa Água para Manaus (Proama), ainda nos primeiros 100 dias da segunda gestão do prefeito Arthur Neto, em 2013.

 

Recentemente, o bairro recebeu um Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime), construído com uma arquitetura moderna, voltado para a aplicação das mais avançadas ferramentas pedagógicas para o ensino infantil e fundamental. O Cime Josefina Castro abrirá 1,6 mil vagas para o ano letivo de 2021.

 

“É um bairro pelo qual tenho muito carinho. Nasceu na primeira gestão e fiz até a metade da etapa 2. Fizemos muita coisa boa nestas duas últimas gestões, inclusive um sistema de esgoto, que beneficia muitos bairros ao redor”, destacou o prefeito.

 

O nome do bairro é em homenagem ao então coronel do Exército, Jorge Teixeira, fundador do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e do Colégio Militar de Manaus, nomeado pelo governo militar de Ernesto Geisel como prefeito de Manaus, de 1973 a 1979.

 

— — —

Texto – Jacira Oliveira / Semcom

Foto – Alex Pazuello / Semcom

 

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmRPc2Gu

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse