Notícias

Homenagens e conscientização marcam o Dia Internacional da Mulher das servidoras da Semsa

As servidoras da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na avenida Maceió, Adrianópolis, participaram, na manhã desta terça-feira, 8/3, de atividades especiais pelo Dia Internacional da Mulher. Organizada pela Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DIQVT) do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação, a programação, além das homenagens às mulheres, incluiu palestras de incentivo ao empoderamento feminino e orientações sobre violência, feminicídio e cuidados com a saúde.

 

 

 

 

O prefeito David Almeida prestigiou a homenagem, destacando a colaboração das mulheres na prefeitura. “Só na Semsa, 72% do total de servidores, são mulheres. Essa força de trabalho é importantíssima para o sucesso da gestão. Hoje é um dia simbólico, mas devemos ter em mente que o respeito e a reverência a elas devem ser diários”, sugeriu.

 

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, primeira mulher a ocupar o cargo de gestora da secretaria, destacou a importância de as mulheres ocuparem postos de comando.

 

“Nós, mulheres, temos muito a ensinar. Ao mesmo tempo que somos ‘tempestade’, somos equilíbrio. Nossa principal máquina é o coração, embora saibamos agir com a razão. A mulher precisa estar onde quer estar e fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.

 

A assistente social Dora Lúcia Guedes Cardoso, chefe da DIQVT, explicou que o Departamento de Gestão do Trabalho da Semsa dedica atenção especial aos servidores, promovendo atividades em reconhecimento à dedicação deles, como a de hoje, em homenagem às mulheres servidoras.

 

“A luta das mulheres é permanente. Por isso, além de reverenciarmos esse público, abrimos espaço para a discussão de temas inerentes ao universo feminino”, contou.

 

Moura Tapajóz

 

A Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT) também promoveu uma programação especial às mulheres da unidade. A celebração incluiu música, poesia e um café da manhã compartilhado no auditório da unidade, para que todas as servidoras e colaboradoras pudessem parar por um momento e celebrar seu dia, suas vidas e suas conquistas.

 

“Depois de períodos tão difíceis que nós, servidoras da Saúde, temos vivido nos últimos tempos, nos dividindo em dois, às vezes, três turnos entre casa e trabalho, é importante reservamos um momento para celebrarmos nossas vidas, nossa persistência, nossa resistência e nossas vitórias mais recentes”, ressaltou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

 

 

 

— — —

Texto – Sandra Monteiro e Marcella Normando / Semsa

Fotos – Camila Batista e Divulgação / Semsa

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzF6uh

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse