Fórum de Articulação da Zona Franca realiza primeira reunião
Criado com a finalidade de promover e estimular a integração entre os segmentos econômicos que compõem a Zona Franca de Manaus (ZFM), o Fórum Permanente de Articulação com a Zona Franca de Manaus (FOPAZFM) realizou sua primeira reunião na manhã desta terça-feira, 27/4, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, bairro Compensa, zona Oeste.
O fórum, criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, tem como objetivo principal ser a porta de entrada para a articulação entre os três segmentos econômicos, que são os pilares da ZFM: indústria, comércio e agropecuária. O evento foi transmitido para centenas de pessoas, de forma on-line e gratuita, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O primeiro encontro, que ocorreu com a presença do titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, representando o prefeito de Manaus, David Almeida, teve pautas relacionadas ao fomento de negócios que tragam benefícios e a geração de renda para a sociedade, além da aproximação do comércio varejista, de pequenos supermercados e estabelecimentos com os agricultores e as agroindústrias locais, desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação, e apoio às atividades lideradas pelo fórum.
“A gente começa um ciclo de forma mais integrada e confiante”, enfatizou Radyr Júnior, que também salientou o compromisso dos integrantes em manter o fórum com diálogos de alto nível, sem posicionamento ideológico e aberto para ouvir a sociedade civil e representantes das iniciativas pública e privada.
O fórum é composto por titulares e suplentes de vários órgãos e entidades, tendo a Semtepi como Secretaria Executiva. Participaram do evento, o subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas; o superintendente da Suframa, general Algacir Polsin; o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Comticdetre), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Alemão; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; e o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota.
Agenda
”Historicamente o Executivo municipal sempre esteve de costas para os temas relacionados à Zona Franca de Manaus, mesmo sendo este o modelo de desenvolvimento econômico da nossa cidade. Discussões importantes que ditam os rumos do nosso modelo não tinham participação da prefeitura, mas nós vamos mudar esse cenário”, ressaltou o coordenador do FOPAZFM, Gustavo Igrejas, que também salientou que os próximos passos serão estruturar todo o conhecimento produzido durante o evento.
Além de transformar a discussão desta terça-feira em diretrizes permanentes, os organizadores já começam a preparar os próximos eventos, que estão previstos para acontecer em junho, agosto, outubro e setembro.
— — —
Texto – Nicolle Loureiro / Semtepi
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVr6Fmf
Notícias relacionadas

Confira as vagas de emprego oferecidas pelo Sine Manaus nesta terça-feira

Sine Manaus oferece 70 vagas de emprego nesta quarta-feira

Sine Manaus oferece mais de 50 vagas de emprego nesta segunda-feira

Sine Manaus oferece mais de 40 vagas de emprego nesta terça-feira

Sine Manaus disponibiliza mais de 20 vagas de emprego nesta sexta-feira

Sine Manaus disponibiliza mais de 50 vagas de emprego nesta quarta-feira

Espaço destinado a micro e pequenos empreendedores será reativado

Sine Manaus oferece 53 vagas de emprego nesta quinta-feira

Sine Manaus disponibiliza mais de 40 vagas nesta segunda-feira

Reunião avalia planejamento de atividades para o Casarão da Inovação Cassina

Prefeitura oferta 400 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes on-line

Confira as vagas de empregos oferecidas pela prefeitura nesta segunda-feira

Sine Manaus oferta 47 vagas de emprego nesta segunda-feira, 8/2

‘Auxílio Manauara’ deve movimentar R$ 100 mi no comércio local

Prefeito anuncia que buscará novos investimentos para Polo Industrial de Manaus

Sine Manaus oferece 12 vagas de emprego nesta segunda-feira

Prefeitura disponibiliza 13 vagas de emprego nesta terça-feira, 16/2

Sine Manaus oferta 23 vagas de emprego nesta quarta-feira, 17/2

Projeto ‘Trilha de Formação’ investe em qualificação profissional

Sine Manaus oferta mais de 50 vagas de emprego com 33 destinadas a Pessoas com Deficiência, nesta terça-feira, 23/2

Confira as mais de 70 vagas de emprego disponibilizadas pelo Sine Manaus nesta quinta-feira, 25/2

Prefeitura de Manaus inicia ciclo de palestras, consultorias e workshops on-line sobre mercado de trabalho e empreendedorismo

Prefeitura busca parceria para captação de vagas de emprego no Sine Manaus

Parceria entre Prefeitura de Manaus e instituto Sidia monitora servidores para prevenção à Covid-19 por meio de aplicativo

Sine Manaus oferta 52 vagas de emprego nesta segunda-feira, 1º/3

Prefeitura oferta 350 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes para mulheres

Sine Manaus oferta 73 vagas de emprego nesta terça-feira, 2/3

Eventos on-line diversos integram programação do Mês da Mulher

Prefeitura divulga 58 vagas de emprego nesta quinta-feira, 4/3

Sine Manaus oferta 34 vagas de emprego, inclusive a Pessoas com Deficiência, nesta sexta-feira