Notícias

Escolas da rede municipal de ensino recebem tablets e notebooks

A Prefeitura de Manaus realizou a entrega de 70 notebooks e 35 tablets na manhã desta quinta-feira, 12/5, para escolas de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação ocorreu na escola municipal Magnólia Frota, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte, e contou com a presença de todos gestores das unidades beneficiadas, assessores e da secretária de Educação, Dulce Almeida.

 

Escolas da rede municipal de ensino recebem tablets e notebooks

 

O intuito da entrega foi promover espaços adequados à realização de oficinas, projetos pedagógicos e atividades socioeducativas com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Cultura Maker para alunos e educadores, na implementação da cultura digital e da Educação 4.0.

Os notebooks irão contemplar 14 unidades de ensino, sendo duas por DDZ e cada uma irá receber cinco unidades. De acordo com a secretária de Educação, a ação demonstra a importância que a educação tem para a atual gestão.

“Hoje, por determinação do prefeito David Almeida, estamos realizando mais uma ação importante, viabilizando às escolas do nosso município um espaço mais versátil, tecnológico e interativo para as crianças. E fazemos isso porque estamos preocupados com essa questão da inovação, já que estamos na era da tecnologia e temos a consciência que aparatos tecnológicos como esses são fundamentais para agregar e tornar a aprendizagem mais atrativa”, observou Dulce.

Além dos notebooks, serão distribuídos mais de 1.500 tablets, para atender o público de educação especial, educação infantil e ensino fundamental 1 e 2 e a escola também irá ganhar um tatame para auxiliar no programa “Educar pelo Esporte”.

Na atual gestão já foram entregues mais de 3.000 computadores, sendo dois para todas as secretarias das 510 escolas, e os demais serão distribuídos junto com 300 notebooks para as unidades de ensino. Os Centros de Tecnologia Educacional (CTEs) em breve também irão receber os tablets, explica o chefe da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), Thiago Pereira.

“Nós vivenciamos aí um vácuo muito grande, porque não havia investimento nas gestões anteriores. Em um ano de gestão David Almeida e de toda a equipe da secretaria e agora com a gestão da secretária Dulce estamos investindo e disponibilizando um vasto aparato tecnológico para as escolas do município. E esse investimento é válido também para inserir de verdade os nossos alunos que têm vulnerabilidade social, nessa área de educação 4.0”, enfatizou.

De acordo com o gestor da escola Magnólia Frota, Leandro Silva, o material será utilizado pelos mais de mil estudantes atendidos pela unidade, matriculados da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. Ainda segundo ele, os equipamentos vão ajudar a unidade a fazer um trabalho mais dinâmico e inovador com os estudantes.

“Hoje nós estamos felizes com a entrega desse material, recebê-lo é proporcionar ao aluno do Magnólia Frota a entrada num universo tecnológico, ou seja, incluí-lo nesse mundo digital. Então o primeiro objetivo é incluir os nossos alunos nesse universo digital da educação 4.0 O segundo é criar, atualizar as nossas aulas, tornando-as mais modernas”, acrescentou o gestor.

A aluna Kyara Barroso, do 4º ano, ressaltou que está animada com a chegada dos equipamentos, porque segundo ela, com eles a aprendizagem será mais interessante.

“Agora vamos ter mais um recurso para estudar, para aprender e, com isso, acredito que as nossas aulas vão ficar mais interessantes também. Estou muito ansiosa para usar esses equipamentos e viajar mais por esse mundo da tecnologia”, destacou a aluna.

_ _ _

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Thaís Araújo / Semed

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse