Notícias

Enfermeira na Maternidade Moura Tapajóz, Lilian Aguiar e sua equipe auxiliam mães e bebês no aleitamento

agosto dourado

No mês dedicado ao esclarecimento e à sensibilização sobre a importância do aleitamento materno, Lilian Aguiar, enfermeira responsável pelo Cantinho da Amamentação da Maternidade Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, destaca a importância das ações do Agosto Dourado, mobilização que acontece dentro do calendário municipal.

“Fazemos isso para salvar vidas, a de bebês e das próprias mães”, afirma a enfermeira, que há 16 anos trabalha ajudando mulheres nos primeiros passos da amamentação e também com excedente de leite materno a realizarem a doação.

“Nosso papel como equipe é ajudar as mãezinhas a colocarem o nenê no peito, incentivando o aleitamento materno e corrigindo o medo da amamentação, porque apesar de existirem dificuldades, a amamentação é algo maravilhoso com inúmeros benefícios” explica a enfermeira.

A maternidade vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também possui o serviço de visita domiciliar. Assim, além do auxílio às mães na unidade, uma equipe técnica é encaminhada até a casa da mãe solicitante, disponibilizando orientação e recipiente adequado, esterilizado para a coleta do leite materno. Logo após, o líquido é armazenado, sendo doado posteriormente a bebês que necessitam deste apoio.

 

Programação

Os esforços de Lilian e sua equipe tornam-se ainda mais evidentes na programação do Agosto Dourado. Por conta da mobilização, a Maternidade Moura Tapajóz realizará, ao longo de todo o mês, rodas de conversa com orientações sobre a importância da amamentação às puérperas e seus acompanhantes, além de sensibilizações com os servidores da unidade sobre o manejo no aleitamento materno e o contato pele a pele a pele.

 

Nota

PAC reabre na galeria Espírito Santo

O Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da galeria popular Espírito Santo, localizada na esquina das ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento, no Centro, será reaberto nesta segunda-feira, totalmente revitalizado.  A estimativa é de que pelo menos 20 mil pessoas sejam atendidas mensalmente no espaço.

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse