Notícias

Em 180 dias, Prefeitura de Manaus promoveu ações tecnológicas e de desenvolvimento econômico no Casarão da Inovação Cassina

Nos 180 dias de administração do prefeito de Manaus, David Almeida, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) realizou diversas ações no Casarão da Inovação Cassina, entre elas o retorno às atividades do local, com a abertura do espaço coworking e salas de reunião, em busca de garantir, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, fomento, apoio e desenvolvimento de agendas de cunho inovador, tecnológico e empreendedor.

 

 

 

 

Desde então, o Cassina já recebeu aproximadamente 1.830 pessoas, realizou cinco eventos presenciais, reunindo cerca de 161 pessoas, teve 591 agendamentos para uso das salas e durante o período de maio, mês do trabalhador, mais de 1.020 pessoas foram atendidas. Além disso o casarão sediou quatro importantes ações, como o lançamento do aplicativo OneTool, voltado a profissionais autônomos, pequenos e microempreendedores individuais (MEIs), o lançamento da Escola de Líderes, em parceria com o Instituto Innatus, a premiação Meet Up Challenge promovido pela Samsung Ocean e a maratona HackaDisplay, promovida pela Manaus Tech Hub.

 

Os eventos são sempre pensados para promover a conexão da sociedade entre diferentes atores do ecossistema de inovação. O HackaDisplay, que aconteceu no casarão nos dias 28 e 29 de maio, em parceria com o Manaus Tech Hub e Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, responsáveis por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado global, é um bom exemplo desse engajamento.

 

A maratona, que durou 24 horas, com o objetivo de gerar soluções voltadas para a televisão, teve a inscrição de 90 interessados em desenvolver inovações para o desenvolvimento de projetos de usabilidade, saúde, conectividade, educação e e-commerce.

 

Segundo o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, o Cassina fortalece o ecossistema digital de Manaus. “O objetivo do Casarão é fomentar, apoiar e desenvolver atividades de cunho inovador, tecnológico e empreendedor de modo que o ecossistema digital da cidade cresça economicamente”, aponta.

 

No mês de março, o Casarão abriu suas portas para receber uma exposição em alusão ao Dia do Artesão, em parceria com a Uniarte Manaus, que contou com a participação de 30 artesãos, atrações musicais e a realização de lives.

 

Buscando ainda contribuir para a consolidação de uma nova matriz econômica para a cidade e inserir Manaus no ranking das cidades inteligentes do Brasil até 2024, a Prefeitura de Manaus lançou o “Pacote de Inovação” com foco em realizar ações para fomentar o ambiente de inovação na capital, oportunizando a capacitação de cerca de 1.700 profissionais que atuarão diretamente com a criação e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos tecnológicos.

 

O Casarão está com sua infraestrutura física pronta, servindo como peça fundamental para o processo de implementação de uma cidade mais tecnológica. Para isso, atua em vários segmentos relacionados, tais como o e-commerce de produtos regionais, startups, institutos de pesquisa e desenvolvimento, dentre outros. Trata-se de um ambiente único para que pessoas e ideias prosperem, misturem-se, combinem-se e se transformem.

 

— — —

Texto – Divulgação / Semtepi

Fotos – Marcely Gomes / Arquivo Semcom

 

Disponíveis em – https://flic.kr/p/2m2dAXK

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse