Cooperação técnica entre prefeitura e governo do Estado viabiliza capacitação de servidores públicos
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), e da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), firmou nesta quarta-feira, 10/3, um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) e a Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), visando o fortalecimento das ações de capacitação voltadas a servidores públicos municipais e estaduais.
Com a parceria, aproximadamente 3 mil vagas em cursos, oficinas e palestras serão oferecidas, em 28 cursos previstos até o primeiro semestre deste ano. A programação estabelece, inicialmente, somente capacitações on-line, nas modalidades autoinstrucional e remota, devido à pandemia de Covid-19.
Conforme o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, em pronunciamento realizado durante a cerimônia de celebração do ato, trata-se de um projeto inovador, cujo objetivo é o compartilhamento de ações entre as escolas de governo, a fim de regular a realização de capacitação para os servidores.
“É muito importante a interação entre o município e o Estado quando o propósito é a qualificação profissional mais efetiva do servidor público. Capacitar o servidor é o caminho para encontrar soluções inovadoras, para a entrega de serviços mais eficientes à população. É o que nos orienta o prefeito David Almeida, quando se discute a valorização do funcionário público”, destacou o gestor da Semad.
O diretor-geral da Espi/Semad, Júnior Nunes, ressaltou que a iniciativa cumpre uma das metas estabelecidas na “Política de Capacitação de Pessoal” instituída pela nova gestão. “Estamos trabalhando para promover a modernização no desenvolvimento do serviço público, numa gestão pautada em melhorias em todas as áreas, o que envolve um servidor comprometido com a sociedade e amparado por uma gestão que investe e incentiva a capacitação”, afirmou.
A secretária interina da Sead, Tatianne Vieira, foi quem assinou o termo de cooperação. Para ela, a união entre as escolas atende aos princípios básicos da administração pública. “A capacitação é uma busca constante e permanente pelo princípio da eficiência, que é dever de todos nós gestores públicos, além do princípio da economicidade, pois a colaboração não acarretará em ônus para os envolvidos. Agora temos que mostrar aos servidores que é uma oportunidade para a vida e incentivar a participação”, destacou.
O termo de cooperação técnica terá vigência de 12 meses, a contar da data de assinatura, podendo ser prorrogado sucessivamente, mediante a emissão de termos aditivos. A previsão é que, a partir do segundo semestre deste ano, dependendo da situação pandêmica da cidade, os cursos sejam ofertados presencialmente, seguindo as recomendações sanitárias, caso seja necessário.
Inscrições
As inscrições dos cursos serão realizadas nos sites da Espi/Semad, no endereço http://portalespi.manaus.am.gov.br/capacitacao, e da Esasp, no endereço http://www.esasp.am.gov.br. As aulas acontecerão pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) das respectivas escolas.
Cursos
O acordo prevê a realização de 28 cursos: Administração do Tempo; Marketing Pessoal; Conduta Ética no Serviço Público; Redação Oficial; Licitação – Lei nº 13.303/2016; Atendimento: Cartão de Visitas da Instituição; Palestra “Cuidados com a saúde para a prevenção do Covid-19 no ambiente de trabalho”; Elaboração de Termo de Referência e Projetos Básicos; Ética na Administração Pública; Ferramentas de Gestão: Método PDCA; Inglês Básico; Políticas Públicas; Os Desafios na Nova Administração Pública; Palestra “O fisco municipal diante do crime contra a ordem tributária”; Governança e Inovação; Gestão Pública para Resultados; Fundamentos da Gestão da Logística Pública; Noções de Direito Administrativo; Tomada de Contas Especial; Cuidados básicos com o idoso; Integração para os estagiários da Prefeitura de Manaus; Processo Administrativo Fiscal, Análise Recursal, Contraditório e Ampla Defesa; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Público; Orçamento Público; Pregão Eletrônico; Libras como instrumento de inclusão social: noções básicas; Business Inteligence Power BI.
— — —
Foto – Altemar Alcântara / Semcom
Disponível em – https://flic.kr/s/aHsmUKsn5L
Notícias relacionadas

Prefeitura instala Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19

Prefeito David Almeida reforça importância de trabalho integrado e combate preventivo à Covid-19

Ministério assegura reprogramação de recursos para assistência social em Manaus

Comissão irá padronizar procedimentos na administração municipal

Prefeitura oferta 400 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes on-line

Comissão acompanha ações em ponto de vacinação

Comissão realiza mais uma vistoria em pontos de imunização montados pela prefeitura

Declaração de rendimentos dos servidores ativos pode ser emitida pela internet

Abertas as inscrições de cursos on-line para servidores

Escolas de capacitação municipal e estadual estudam parceria

Apoio do Exército permitirá vacinar 267 mil pessoas acima de 50 anos, afirma David Almeida

Prefeitura e UEA estudam parceria para ampliar postos de vacinação contra a Covid-19 em Manaus

Prefeitura de Manaus lança quatro editais de pregão eletrônico para fornecimento de materiais diversos

Estudantes de nível superior aprovados em processo seletivo de estágio da prefeitura são convocados

Servidores da Semad alinham ações de melhorias na Unidade Gestora de Compras da Prefeitura de Manaus

Pontos fixos de imunização em Manaus receberam vistoria de comissão fiscalizadora neste sábado, 27/2

Prazo para reativação de benefício do Bolsa Universidade segue até sexta-feira

Prefeitura divulga lista de selecionadas em cursos profissionalizantes para mulheres

Gestores da Prefeitura de Manaus discutem melhorias nos serviços oferecidos pela Manausmed

Prefeitura de Manaus oferece capacitação on-line a servidores públicos, estagiários e bolsistas

Manausmed credencia novos prestadores de serviços para melhorar atendimento aos servidores da Prefeitura de Manaus

Mais de 70 bolsas são garantidas por instituição de ensino ao Bolsa Universidade

Prefeitura deve contar com mão de obra do programa ‘Trabalhando a Liberdade’

Espi apresenta novas políticas de capacitação para servidores públicos

Prefeitura divulga lista de selecionadas em cursos profissionalizantes para mulheres

Prefeitura intensifica fiscalização junto à empresa Águas de Manaus

Prazo para suspensão de benefício do Bolsa Universidade encerra nesta sexta-feira, 26/3

Convênio com o hospital Santo Alberto viabiliza atendimentos gineco-obstétricos e de maternidade

Mais 192 aprovados em processo seletivo para estágio são chamados

Prefeitura de Manaus credencia instituições de ensino para o Bolsa Universidade