Comissão de Fiscalização esclarece questionamentos do MPAM acerca de condições de vacinação de idosos
Visando a transparência das ações do Executivo municipal, a Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização da Prefeitura de Manaus, representada pelo secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e membro da comissão, Ebenezer Bezerra, realizou uma vistoria no ponto fixo montado no Balneário do Sesc, zona Centro-Oeste, para apurar questionamentos acerca das condições de vacinação de idosos, após solicitação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), na tarde desta quarta-feira, 17/2.
O referido órgão solicitou a apuração de informações de que este grupo prioritário estaria sendo atendido sob sol e chuva, sem quaisquer cuidados em sua permanência no local de imunização.
De acordo com Ebenezer, a fim de esclarecer ao MPAM, foi verificado que não havia nenhuma irregularidade e que idosos, como a senhora Maria de Nazaré, 73 anos, receberam atendimento seguindo todas condições mínimas de permanência e as normas sanitárias para prevenir contaminação do novo coronavírus.
“Cumprindo a determinação do prefeito David Almeida, a comissão percorre diversos pontos de vacinação sem notificá-los com antecedência, a fim de verificar constantemente a infraestrutura utilizada para os atendimentos dos grupos de vacinação, visando à transparência para a municipalidade na campanha nacional de imunização”, destacou Bezerra, ao assegurar que não existe quaisquer irregularidades durante a vistoria. Está ocorrendo com segurança e dentro das diretrizes estabelecidas pelos órgãos de segurança”, completou.
O titular da Semad destacou a efetividade da proposta da Prefeitura de Manaus ao oferecer a esse grupo a possibilidade de retorno às suas residências por meio de uma parceria com o Fundo Manaus Solidária, por meio do Carona Solidária.
Sobre a Comissão
A Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização foi instituída pelo Decreto nº 5.015, de 26 de janeiro. Cabem aos integrantes da comissão a auditoria das listas de vacinação elaboradas pelas unidades de saúde, órgãos ou entidades vinculadas e a apuração das irregularidades cometidas por agentes públicos municipais na execução do plano de imunização, além da apuração de denúncias do não cumprimento das regras de prioridades e das fases de vacinação.
— — —
Texto – Sidney William/Semad
Foto – Josué Manauara/Semad
Notícias relacionadas

Prefeitura cria sistema próprio para registro e acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 em Manaus

Prefeito institui decreto criando Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização de Manaus

David Almeida lança Portal da Transparência Covid-19 com ‘Vacinômetro’ sobre dados da imunização em Manaus

Trabalhadores terceirizados da Educação são atendidos pela Prefeitura de Manaus em reunião

Pontos fixos de imunização em Manaus receberam vistoria de comissão fiscalizadora neste sábado, 27/2

David Almeida cria comissão para apurar obras em processo de conclusão na capital

Lista de nomes do Auxílio Manauara passa por análise minuciosa