Campanha #ManausSolidária atende pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Manaus dá início nesta quinta-feira, 2/4, à campanha #ManausSolidária em atenção às pessoas em situação de rua. Coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, a ação estimulará a doação de produtos de higiene pessoal, roupas, calçados, alimentos e outros itens de primeira necessidade a essa população vulnerável e que tem enfrentado ainda mais dificuldades nesse período de pandemia pelo novo coronavírus.
As doações poderão ser feitas no modelo drive-thru, de 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura Municipal de Manaus, avenida Brasil, Compensa, zona Oeste da cidade. Dentre os itens que podem ser doados estão: sabonetes, escova e creme dental, absorvente e desodorante; roupas, calçados, roupas íntimas novas, toalhas de banho e fralda infantil; leite e alimentos em geral. Os gêneros alimentícios serão destinados às cozinhas comunitárias do município, onde estão sendo feitas as refeições que, posteriormente, serão doadas às pessoas em situação de rua.
Conforme a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, as iniciativas anteriores de promoção de ações de saúde e cidadania com pessoas em situação de rua, auxiliaram as diretrizes que estão sendo adotadas agora, nesse momento de pandemia.
“Há mais de três anos, o Fundo Manaus Solidária realiza ações com pessoas em situação de rua e isso nos permite, neste momento delicado, adotar medidas de acolhimento, atenção e orientação com mais tranquilidade e assertividade. Em meio a tudo o que tem acontecido no mundo, o desejo do prefeito Arthur Neto e o meu é que todos possam ter sua saúde resguardada, especialmente as pessoas mais vulneráveis. Por isso, é tão importante esta iniciativa e, sobretudo, a participação da população nesse esforço concentrado de coleta de doações. Desde já agradeço a solidariedade da população de Manaus”, afirmou.
A iniciativa beneficiará usuários que já são atendidos pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), pelo Serviço de Acolhimento Amine Daou Lindoso (SAI Amine Daou) e que a partir do dia 1º de abril passam a ser atendidas no Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona Centro-Sul. O Ceci tem capacidade de ofertar, diariamente, 120 refeições e conceder banhos duas vezes na semana a essa população.
As equipes que farão o receptivo diário às pessoas em situação de rua, também irão dar orientações quanto aos sintomas e à prevenção do novo coronavírus. Esta é mais uma ação realizada por meio de parcerias entre a Prefeitura de Manaus e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), para minimizar os impactos negativos do novo coronavírus na vida de pessoas mais vulneráveis.
A campanha #ManausSolidária em atenção às pessoas em situação de rua será realizada em parceria com as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Saúde (Semsa), de Comunicação (Semcom), Casa Militar, Casa Civil e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
— — —
Texto – Michele Gouvêa / Fundo Manaus Solidária
Fotos – Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmMiFFZg
Notícias relacionadas
Prefeitura utilizará UBSs móveis para combater a Covid-19
Prefeito David Almeida articula aquisição de vacina para imunizar população manauara contra a Covid-19
Prefeito David discute com Ministério da Saúde e governo vacinação da população
UBS Nilton Lins será ampliada com ala específica para Covid-19
Extensão da UBS Nilton Lins abre na terça-feira voltada ao atendimento de Covid-19 e outras síndromes gripais
Prefeito David Almeida reforça importância de trabalho integrado e combate preventivo à Covid-19
União Amazonas repassa ao Fundo Manaus mais de 21 mil EPIs
“A esperança chegou”, anuncia prefeito David Almeida, após desembarque da vacina contra a Covid-19 na cidade
Unidades de saúde recebem vacinas para imunizar grupos prioritários
Integrando grupo prioritário, profissionais de saúde são vacinados contra Covid-19
Prefeitura de Manaus faz chamamento público para aquisição de suprimentos no enfrentamento à Covid- 19
Fundo Manaus entrega mais de 7 mil equipamentos de proteção às UBSs e Organizações da Sociedade Civil
Idosos têm transporte garantido após vacinação contra a Covid-19
Carnaval 2021
Prefeitura de Manaus e empresa de mobilidade fecham parceria para auxiliar na vacinação contra a Covid-19
Gestores da Prefeitura de Manaus discutem melhorias nos serviços oferecidos pela Manausmed
Equipe do Fundo Manaus recebe capacitação sobre o marco regulatório das OSCs
Prefeito reforça vacinação e distanciamento social na luta contra a Covid-19
Mais de 10% da população já foi vacinada contra a Covid-19
Famílias que sofreram com fortes chuvas em Manaus recebem assistência da prefeitura
Vítimas da Covid-19 no Amazonas são homenageadas
Prefeitura encerra segunda etapa de capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações Civil
Moradores do São Lázaro atingidos pela chuva recebem cestas básicas e kits de limpeza
Fundo Manaus Solidária realiza doação de pescado a OSCs
Prefeitura se reúne com instituições que trabalham com autistas para alinhar demandas
Rosemary Lopes de Assis
Aplicativo monitora saúde de servidores municipais
Fundo Manaus Solidária visita organizações da Sociedade Civil para conhecer demandas
Prefeitura de Manaus oferece curso de capacitação para mulheres da Fazenda da Esperança
Aprovado pela CMM, ‘Auxílio Operação Cheia 2021’ segue para sanção do prefeito David Almeida
