Atualização de plano municipal contra a violência sexual infantojuvenil é discutida em evento
No período de janeiro de 2006 a abril de 2021, 10.673 casos foram registrados pelo Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), da Prefeitura de Manaus, que funciona na maternidade Dr. Moura Tapajóz, na zona Compensa, zona Oeste. Destes, mais de 80% dos casos tiveram como vítimas crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Os números estão sendo discutidos e analisados durante o mês de maio, dentro da programação promovida pelo Savvis, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste 18 de maio.
Este ano, o Savvis realizará um evento alusivo à data, totalmente virtual, na próxima sexta-feira, 21/5, às 9h30, com transmissão on-line e ao vivo pelo Google Meet (https://meet.google.com/zpq-pfnx-xsa) e YouTube (https://youtu.be/hXphxElH_is), com o tema “Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes: uma proposta de atualização”.
“O plano municipal é nossa principal ferramenta de combate à violência sexual de crianças e adolescentes e ainda é o mesmo desde 2015. No evento de sexta-feira, iniciaremos uma discussão de proposta de atualização do texto, pois a violência sexual é um tema muito complexo sobre o qual devemos estar sempre nos reciclando e nos preparando para as mais diversas situações”, avaliou Zélia Campos, médica e coordenadora do Savvis.
Para a diretora da Moura Tapajóz, Núbia Pereira da Cruz, o mês de maio é um mês de reflexão, um mês em que toda a sociedade deve buscar informações sobre o assunto. “É um momento em que tentamos levar informação a todos os profissionais, a toda a comunidade, porque todos precisamos saber como identificar essas situações de abuso e o que fazer quando identificamos, assim como também tudo o que não devemos fazer. É um tema realmente muito sensível”, pontuou.
“A violência sexual acontece todo dia, a toda hora. Neste exato momento, há uma criança sendo abusada. Neste exato momento, há também uma sendo explorada sexualmente. É papel do adulto proteger e garantir a segurança de crianças e adolescentes, mas os adultos não estão conseguindo protegê-los como deveriam. Precisamos alertar a população para o fato de que a maior parte dos casos de violência sexual acontece dentro da própria casa e, em seguida, os maiores números de casos acontecem em casas de parentes, de vizinhos e amigos”, advertiu Zélia.
Ainda segundo ela, é necessário garantir que o sistema de saúde seja qualificado e apto para atender às vítimas com respeito e dignidade.
Savvis
A rede de serviços do Savvis, da Prefeitura de Manaus, funciona na maternidade Dr. Moura Tapajóz, na avenida Brasil, 1.335, Compensa, zona Oeste, e atende casos de violência sexual em regime de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é formado por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social) especialmente preparada para o atendimento prioritário e reservado, inclusive com leitos específicos em enfermaria em casos em que se mostre necessária a internação. A orientação é de que o atendimento ocorra em até 72 horas do fato ocorrido.
Caso Aracelli
Em 2000, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, em alusão ao caso da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo. A criança, de apenas 8 anos de idade, morava em Vitória (ES), quando em maio de 1973 foi sequestrada, estuprada e espancada até a morte, e o corpo desfigurado por ácido. O crime foi praticado por Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini, pertencentes a famílias de classe alta do Estado. Em 1980, a dupla chegou a ser condenada pelo crime de natureza hedionda, entretanto, após novo julgamento, em 1991, Helal e Michelini foram absolvidos após extensivo reexame do processo.
— — —
Texto – Divulgação / Semsa
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom
Notícias relacionadas

Decreto da Prefeitura mantém interdição da praia da Ponta Negra até o dia 31 de janeiro

David Almeida se reúne com líderes evangélicos para alinhar medidas preventivas contra a Covid-19 em igrejas

Prefeito David Almeida articula aquisição de vacina para imunizar população manauara contra a Covid-19

Prefeito David discute com Ministério da Saúde e governo vacinação da população

Complexo Ponta Negra tem luzes reduzidas para evitar aglomerações

Prefeitura instala Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19

UBS Nilton Lins será ampliada com ala específica para Covid-19

Prefeito David Almeida reforça importância de trabalho integrado e combate preventivo à Covid-19

Prefeito, ministro e governador visitam UBS exclusiva para tratamento de Covid-19

UBSs preferenciais para Covid-19 recebem visita técnica do Ministério da Saúde

Prefeitura orienta usuários sobre os critérios para a realização dos exames de Covid-19

UBS Nilton Lins inicia atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19

Prefeitura realiza mais uma fiscalização em garagens de ônibus para verificar sanitização dos veículos

Prefeitura de Manaus continua vistorias nas garagens de coletivos como ação de combate à Covid-19

Parceria entre município e Opas vai otimizar ações contra à Covid-19

Maternidade Moura Tapajóz tem fornecimento de oxigênio garantido

Prefeitura de Manaus negocia para ter usina própria de produção de oxigênio

“A esperança chegou”, anuncia prefeito David Almeida, após desembarque da vacina contra a Covid-19 na cidade

Unidades de saúde recebem vacinas para imunizar grupos prioritários

Integrando grupo prioritário, profissionais de saúde são vacinados contra Covid-19

Acordo prevê envio de 25 ambulâncias e 108 médicos para Manaus

Servidores da Semsa

Imunização contra a Covid-19 alcançou mais de mil profissionais de saúde

Serviço de Apoio Psicológico On-line começa a atender a partir desta quinta-feira

Vacinação é suspensa para replanejamento de distribuição de doses nas unidades estaduais

Prefeito anuncia maior compra de medicamentos que a cidade já adquiriu

Vacinação contra a Covid-19 em Manaus

Maria Valdeniza de Oliveira Pereira e Ivanna Sá da Silva

Prefeitura de Manaus prorroga atividades por teletrabalho aos servidores da educação

Rodovias AM-010 e BR-319 recebem barreiras sanitárias contra a Covid-19