Arquitetos, engenheiros e técnicos da prefeitura participam do segundo curso de pilotagem de drones
Mais uma turma de arquitetos, engenheiros e técnicos de diversas áreas, incluindo de Habitação e Geoprocessamento da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participaram do segundo curso de básico de “Teoria e Prática na Aplicação em Processamento de Imagens”, finalizado no sábado (8/5). Ao todo, são 22 profissionais da autarquia habilitados a usar a ferramenta como suporte para atender suas respectivas necessidades por setor.
Usados como fontes de recursos para geração de imagens em alta qualidade, georreferenciamento de áreas urbanas, vetorização para mapas, fotogrametria e planejamento urbano, os drones são cada vez mais importantes ferramentas na elaboração ações e propostas de desenvolvimento das cidades.
O Implurb tem quatro drones próprios e um fica exclusivamente para uso da Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf).
Básico
O curso aplicado envolve aspectos regulatórios, leis e normas, autonomia de voo, resolução de imagens, softwares de pilotagem, configurações, pilotagem, montagem e desmontagem, entre outros. São 3 horas de teoria e 1 hora de voo prático.
“O treinamento busca nivelar as informações para técnicos no uso e na possibilidade de desenvolvimento de diversos serviços, indo desde a fiscalização de áreas até mapeamento de bairros, e quando existir necessidade de se ter uma fotografia aérea atualizada, para poder fazer um projeto ou intervenção, podemos realizar sobrevoo”, informa o diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.
Para o diretor, a ferramenta oferece diversas possibilidades de uso na rotina urbana, como hoje são feitos muitos levantamentos topográficos com drones. “A ideia é ter outros módulos, com assuntos e práticas específicas, para aperfeiçoar o trabalho. Não apenas para ter conhecimento, mas também de como realizar atividades em campo e levar para a prática nos projetos de arquitetura e urbanismo”.
O Implurb tem homologação com o registro dos equipamentos e profissionais cadastrados com certificação para pilotar aeronaves não tripuladas de uso não recreativo, conferida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tendo responsabilidade na operação segura dos drones.
O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, avalia que o uso de aeronaves para realizar atividades da autarquia é um diferencial para melhorar a gestão pública. “O uso de tecnologia é uma evolução. Será usada nas atividades desde titulação de lotes da regularização fundiária até reconhecimento de áreas públicas, coleta de dados remotamente para topografia, mapeamento aéreo e vistorias”, afirma Valente.
No Implurb, a Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG) tem um cronograma de “Geodrone” para utilizar a ferramenta em diversos setores da autarquia, desde a fiscalização, com levantamento de áreas públicas, terrenos baldios e de difícil acesso pela vistoria convencional até o mapeamento aéreo para levantamento de dados, visando implantação de loteamentos, ocupação de áreas públicas e caracterização de lotes.
Com as aeronaves ainda é possível fazer imagens de praças, parques e centros comerciais; de assentamentos irregulares; imóveis abandonados; topografia com curvas de nível, entre outros.
Pilotagem
Também colaboram no curso, como instrutor, o gerente de projetos e programas da Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), Elismar Maciel, e na fotogrametria, Eduardo Souza Marques.
Outra vantagem do uso de drones é a precisão dos dados que são coletados no levantamento, tornando os resultados finais muito mais confiáveis. Além disso, o equipamento oferece ainda a facilidade de acesso a locais de difícil alcance.
As informações capturadas são processadas, obedecendo as métricas da ciência fotogramétrica, com a finalidade de geração de bases cartográficas da área de interesse.
Pós-processadas via softwares e aplicativos como Drone Deploy, Mappa e ArcGIS, as imagens captadas são usadas para formar uma grande foto atualizada da área de interesse, mosaico de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.
— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Divulgação/Implurb
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVA93L1
Notícias relacionadas

INFORME FUNERÁRIO – Sexta, 1º/1

Mercados e feiras de Manaus recebem vistorias

INFORME FUNERÁRIO – Domingo, 3/1

Prefeitura utilizará UBSs móveis para combater a Covid-19

David Almeida decreta situação de emergência em Manaus

Prefeitura retoma reuniões do Conselho de Desenvolvimento Urbano por videoconferência

Prefeitura de Manaus lançará curso virtual sobre como aprovar projetos na cidade

Vítimas de Covid-19

Prefeitura garante 100% da frota de ônibus em circulação e aumenta número de carros reserva nos terminais

Prazos de licenciamento urbano e para alvarás de construção são prorrogados pela prefeitura

Prefeitura cria Gabinete para execução e esclarecimentos sobre vacinação da Covid-19

Para dar celeridade à análise de processos do Implurb, prefeitura faz reunião extraordinária por videoconferência

Prefeitura de Manaus já vacinou mais de 14 mil pessoas de grupos prioritários

Prefeitura e governo iniciam matrículas para novos alunos no próximo dia 8

Prefeitura reduz para até 24 horas prazo de expedição de Certidão de Endereço emitida pelo Implurb

Prefeitura de Manaus impõe celeridade a obras emergenciais

Rotta diz que não vai mais permitir ‘remendos’ da concessionária de água nas ruas de Manaus

Central de Atendimento de Matrículas com telefone 0800 passa a operar a partir de segunda, 8

Prefeitura inicia cadastro e recadastro da meia-passagem estudantil 2021 no próximo dia 18

Pedidos de licenciamento de obras tem alta de 16,2% no mês de janeiro de 2021

Comissão realiza mais uma vistoria em pontos de imunização montados pela prefeitura

Maria das Graças Maia, Silvan da Silva Reis e Maria Gizela Amancio

Prefeitura de Manaus decreta luto oficial pela morte de Zezinho Corrêa

Edineusa Barbosa Mota

Sine Manaus oferta 47 vagas de emprego nesta segunda-feira, 8/2

Cozinha Comunitária Vila da Felicidade volta a funcionar após reforma

Manaus recebe mais de 59 mil doses de CoronaVac e garante imunização dos grupos 4 e 5 dos trabalhadores da Saúde

Domingo, 7/2

NOTA

Prefeitura divulga 22 vagas de emprego nesta terça-feira, 9/2