Notícias

Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus podem solicitar Cédula C pelos canais digitais

A Prefeitura de Manaus, via Manaus Previdência, informa aos seus aposentados e pensionistas que o Comprovante Anual de Rendimentos (antiga Cédula C) para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) agora pode ser solicitada pelos canais digitais Call Center – (92) 3186-8000 – ou WhatsApp – (92) 98842-1212. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

 

Essa é uma alternativa para facilitar a vida dos aposentados, uma vez que a consulta do extrato de rendimentos encontra-se temporariamente indisponível pelo Portal do Segurado http://sisprev.manaus.am.gov.br/portal/Login/Login.aspx .

 

A Manaus Previdência ressalta que esse comprovante não será fornecido impresso pelo atendimento presencial da Manaus Previdência.

 

 O período para declaração do Imposto de Renda inicia no dia 7 de março e segue até 29 de abril por meio do programa “IRPF 2022”, que pode ser baixado em computadores, bem como em dispositivos móveis.

 

A declaração de renda é obrigatória para quem teve em 2021 rendimentos tributáveis anuais acima de R$ 28.559,70. No caso de rendimentos considerados “isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte”, é obrigado a declarar quem recebeu valor superior a R$ 40 mil.

 

Os lotes de restituição terão início em 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 30 de setembro.

 

Em relação ao primeiro lote, terão prioridade os brasileiros com mais de 60 anos de idade, além de pessoas com deficiência física ou doença grave e os contribuintes que têm o magistério como fonte principal de renda.

 

A Receita Federal orienta que quanto antes enviar a declaração, mais rápido o contribuinte receberá a restituição e estará quite com o fisco federal em relação às suas obrigações.

 

— — —

Texto – Cinthia Guimarães /Manaus Previdência

Foto – Divulgação/Manaus Previdência

 

 

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse