Ano letivo na rede municipal de ensino inicia no dia 7/2 de forma presencial
O início do ano letivo em escolas da Prefeitura de Manaus, localizadas nas zonas urbana e ribeirinha – no rio Amazonas – marcado para 7/2, será de forma presencial. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, nesta quinta-feira, 13, durante a coletiva de imprensa de divulgação do calendário para vagas em creches municipais, ocorrida na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul.
“A decisão é que as aulas sejam presenciais, mesmo porque nós estamos com os servidores em geral vacinados e os alunos acima de 12 anos. Portanto, a decisão hoje é de iniciarmos as aulas 100% presenciais. Mas deixo claro que não vamos desafiar o vírus, não vamos desafiar a ciência. Nós vamos seguir as recomendações daqueles profissionais que lidam com a ciência e com a saúde”, pontuou o secretário, que também falou sobre o plano “B” da secretaria.
Segundo Pauderney, a rede municipal de ensino vai se preparar caso ocorra um eventual crescimento dos casos de infecção pelo novo coronavírus, para que as aulas também iniciem de forma remota. Não quer dizer que essa será a determinação, mas estaremos preparados”, completou.
Sobre a possibilidade de não haver aulas presenciais, o assessor da Subsecretaria de Gestão Educacional da Semed para a área pedagógica, Luiz Feijão, afirmou que o Departamento de Gestão Educacional (DegeE) está conduzindo as estratégias de enfrentamento à possibilidade de aulas remotas.
“Toda a área pedagógica está trabalhando as ações relacionadas a esse atendimento, em que o próprio secretário dialoga diretamente com a Seduc, sobre as tratativas para o uso dos canais que eles têm disponíveis, caso as aulas não possam iniciar de forma presencial. Além do canal compartilhado, também contaremos com aulas que serão elaboradas pelo Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais (Cemteds) da Semed. Essas e outras medidas visam garantir o cumprimento do ano letivo na rede municipal”, informou.
Orientações
Para um início presencial, as unidades de ensino seguirão todas as recomendações do “Guia Orientador” para prevenção e controle na rede municipal de ensino de Manaus. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), criado pelo decreto nº 4.889/2020 e alterado pelo decreto nº 5.080/2021.
Dentre algumas medidas estão: orientar o uso constante e contínuo dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs); organizar, respeitando os protocolos de saúde, atividades na escola; orientar a intensificação da limpeza e desinfecção da escola diariamente; aproveitar as áreas abertas para as atividades escolares; estabelecer boas práticas de convivência na escola; entre outras medidas.
Todas essas medidas já são seguidas pelas escolas da zona ribeirinha, do rio Negro, que iniciaram as atividades de forma presencial na última segunda-feira, 10.
Vacinados
Até o momento, mais de 14,3 mil profissionais da educação já receberam as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, o que representa 93% de toda rede municipal. Mais de 5 mil também já receberam a dose de reforço, o que corresponde a 33%.
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed
Disponíveis em – https://bit.ly/33yAfkY
Notícias relacionadas

Prefeitura de Manaus abre ano letivo das escolas ribeirinhas do rio Negro

Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas divulgam calendário de matrículas para o ano letivo de 2021

Prefeitura entrega mais uma remessa de cartões do programa ‘Nossa Merenda’

Alunos da rede municipal de ensino vão receber café da manhã e almoço na escola

Plano de ação da Prefeitura vai traçar estratégia para a recuperação de quase 500 escolas

Prefeitura alinha ações para o retorno das aulas

Prefeitura irá adotar ações de segurança para o retorno às aulas

Prefeitura e Governo adotam procedimento on-line de matrículas

Prefeitura suspende atividades na sede da Semed e unidades administrativas

Prefeitura divulga link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

Prefeitura de Manaus suspende o calendário de matrículas

Prefeitura de Manaus realiza palestra on-line sobre saúde mental com servidores da Semed

Prefeitura de Manaus prorroga atividades por teletrabalho aos servidores da educação

Distribuição do cartão “Nossa Merenda” será retomada em Manaus

Prefeito David Almeida confirma investimento de R$ 17 milhões com programa ‘Nossa Merenda’

Prefeitura reinicia a distribuição de mais 26 mil cartões do “Nossa Merenda”

Servidores que estão entregando o cartão ‘Nossa Merenda’ recebem equipamentos de segurança

Waldenize Carvalho Monteiro Maia

‘Home office’ na Semed é estendido até o dia 7/2

Prefeitura e governo iniciam matrículas para novos alunos no próximo dia 8

Alunos da zona rural começam a receber “kit merenda”

Prefeitura de Manaus disponibiliza curso de Libras para servidores da Semed

Prefeitura de Manaus realiza reunião com Fundação Matias Machline, para aperfeiçoar educação a distância

Central de Atendimento de Matrículas com telefone 0800 passa a operar a partir de segunda, 8

NOTA

Visita técnica à Fundação Matias Machline busca melhoria nas aulas remotas

Mais de 20 mil reservas de matrículas são feitas na rede municipal de ensino

Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas iniciam período de transferência de alunos no próximo dia 15

Matrículas na rede pública de ensino são encerradas

Prefeitura realiza vistoria em escolas