Alunos recebem biblioteca ecológica do projeto ‘Casinha de Livros’
Mais de mil alunos da Prefeitura de Manaus, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foram contemplados com o projeto “Casinha de Livros”, uma biblioteca ecológica construída com material reciclável, que contém um acervo de 500 livros, com obras para alunos e educadores. Eles fazem parte do Programa de Correção de Fluxo “Se Liga e Acelera” do Instituto Ayrton Senna (IAS) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos três turnos, da escola municipal Rubens Sverner, bairro Novo Israel, zona Norte. A solenidade de apresentação do projeto ocorreu nesta sexta-feira, 14/6, na unidade de ensino, com a presença de professores, pais e responsáveis.
A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Rede Educare, financiado pela empresa 3M (empresa de Mineração e de Manufatura de Minnesota), que iniciou em 2015 e atualmente está presente em 11 unidades de ensino, beneficiando aproximadamente 6 mil alunos da rede pública municipal. Cada espaço conta ainda com duas mesas e oito cadeiras, brinquedos educativos e puffs, além dos 500 exemplares de livros.
A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, disse que o projeto faz parte da rede municipal de ensino desde 2015 e, para ela, é algo que valoriza todo processo de leitura dos alunos, seguindo as diretrizes do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, para a rede municipal de ensino.
“As crianças quando adentram a casinha têm um espaço acolhedor e com muitos livros ficam encantadas, o que serve de suporte para todo trabalho dos professores. Agradecemos a parceria com a 3M e a Rede Educare, porque temos as metas de alfabetização e aprendizagem da leitura e escrita. Esse projeto contribui consideravelmente com esse processo”, comemorou.
Segundo o diretor residente da 3M, Reginaldo Pellicano, a empresa tem a preocupação com desenvolvimento social da comunidade, por isso, firmou essa parceria com a Semed de implantar mais uma ‘Casinha de Livros’ para ajudar no processo de aprendizagem dos alunos.
“O nosso objetivo é despertar o conhecimento e o interesse pela leitura das crianças que no futuro possam ser nossos funcionários. Nós temos projetos de cunho social e desenvolvimento pessoal para despertar esse interesse do público jovem, desde o inicio da sua educação, para que possamos contribuir com a formação desses alunos para a sociedade”, explicou.
A coordenadora do projeto “Casinha de Livros”, Kátia Rocha, disse que um dos desafios na educação no Brasil é a alfabetização das crianças na idade correta. Ela citou ainda, que o projeto chega à escola para ajudar os professores.
“Acredito que os projetos de leitura, como no caso da Casinha de Livros, contribuem para que as crianças possam ser realmente alfabetizadas e que os professores tenham acesso a uma literatura de qualidade. Estamos felizes pela parceria com a Prefeitura de Manaus e 3M de implementar esse projeto aqui em Manaus”, completou.
A diretora da escola, Marquise Santos Monteiro, já acenou como será a utilização pelos alunos do novo espaço. Segundo a educadora, serão realizadas visitações, trabalhos de leitura, tanto dentro da escola, como o empréstimo de livros para as crianças levarem no final de semana.
“É um projeto que vai acrescentar no processo de ensino aprendizagem na metodologia lúdica no dia a dia dos nossos alunos. É algo que vai transpor a sala de uma, além das quatro paredes, vai tirar o aluno do cotidiano e levá-lo para o mundo imaginário que é construído através da leitura dos livros de literatura”, explicou.
Acostumada a ler livros, a aluna do 5º ano, Vivian Sousa do Nascimento, 11, ficou feliz pela escola ganhar mais um espaço de leitura. Para ela, o projeto só vem ajudar os alunos, principalmente os que gostam de ler livros.
“Vai ser muito bom para nosso conhecimento, quando a gente lê consegue fazer nossas tarefas e aprende cada vez mais. Gosto de ler muito, em casa leio meus livros que têm algumas histórias antigas. A casinha vai ajudar muito os alunos em nossos trabalhos na escola e ter mais conhecimento”, comentou.
Mais uma unidade
Além da escola Rubens Sverner, na quinta-feira, 13/6, a Escola Municipal Professor Carlos Farias Ouro de Carvalho, no Monte das Oliveiras, zona Norte, também recebeu a “Casinha de Livros”, que vai beneficiar mais de 700 alunos da unidade.
A gestora da escola, Ana Portela, afirmou que o presente recebido é uma ferramenta a mais que vai atender todos os alunos da escola. “Todos os alunos serão beneficiados com a aquisição dessa biblioteca, além dos professores que poderão utilizar o espaço nas atividades”.
A unidade atende 714 alunos do 1º ao 5º ano e para a aluna, Sophya do Canto, 9,do 4º ano, o local será muito utilizado. “Eu gostei muito da Casinha e já comecei a ler o livro ‘1, 2, 3 Fazenda’. Vou sempre vir aqui e ler bastante”, falou a pequena leitora.
Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Márcio James / Semcom
Disponíveis – https://flic.kr/s/aHsmEg8u7a
Notícias relacionadas

Prefeitura de Manaus abre ano letivo das escolas ribeirinhas do rio Negro

Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas divulgam calendário de matrículas para o ano letivo de 2021

Prefeitura entrega mais uma remessa de cartões do programa ‘Nossa Merenda’

Alunos da rede municipal de ensino vão receber café da manhã e almoço na escola

Plano de ação da Prefeitura vai traçar estratégia para a recuperação de quase 500 escolas

Prefeitura alinha ações para o retorno das aulas

Prefeitura irá adotar ações de segurança para o retorno às aulas

Prefeitura e Governo adotam procedimento on-line de matrículas

Prefeitura de Manaus suspende o calendário de matrículas

Prefeitura de Manaus realiza palestra on-line sobre saúde mental com servidores da Semed

Prefeitura reinicia a distribuição de mais 26 mil cartões do “Nossa Merenda”

‘Home office’ na Semed é estendido até o dia 7/2

Prefeitura e governo iniciam matrículas para novos alunos no próximo dia 8

Prefeitura de Manaus disponibiliza curso de Libras para servidores da Semed

Prefeitura de Manaus realiza reunião com Fundação Matias Machline, para aperfeiçoar educação a distância

Visita técnica à Fundação Matias Machline busca melhoria nas aulas remotas

Mais de 20 mil reservas de matrículas são feitas na rede municipal de ensino

Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas iniciam período de transferência de alunos no próximo dia 15

Matrículas na rede pública de ensino são encerradas

Prefeitura de Manaus abre diálogo com sindicato dos professores e apresenta ações da Semed para este ano letivo

Alunos da rede municipal iniciam ano letivo 2021 com atividades remotas

Prefeitura realiza 1º Encontro Pedagógico de Alfabetização com mais de dois mil profissionais da Educação

Prefeitura faz novo ciclo de vistorias em unidades da rede de ensino

Escolas municipais desenvolvem ações para incentivar os alunos a acompanharem as aulas remotas

Projeto ‘Protetores do Amanhã’ 2021 inicia por meio on-line

Prefeitura estuda expandir o projeto ‘Eba! Vamos brincar!’

Prefeitura de Manaus inicia o processo de matrícula on-line para as creches nesta terça-feira

Calendário de formação para gestores escolares é apresentado pela prefeitura

Prefeito David Almeida anuncia programa ‘Auxílio Conectividade’ e realiza convocação de 400 professores

Pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino têm até 31 de março para atualizar cadastro