Prefeitura realiza ação de saúde da campanha ‘Outubro Rosa’ no shopping Phelippe Daou

A campanha “Outubro Rosa”, de conscientização sobre o câncer do colo do útero e o de mama, foi marcada pela Prefeitura de Manaus na manhã desta terça-feira, 2/10, com ação de saúde no Shopping Popular Phelippe Daou, no Jorge Teixeira, zona Leste.

O objetivo da ação é aproximar a população dos serviços básicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na prevenção e tratamento desses tipos de câncer. Foram ofertadas consultas médicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, vacina HPV, DT (difteria e tétano), HB (hepatite) e febre amarela, Também foi possível realizar exames como ultrassonografia, mamografia e preventivo, na Unidade Móvel de Saúde. A ação ofereceu, ainda, atividades voltadas para a educação em saúde.

A chefe de vigilância do Distrito de Saúde Norte, Kelly Lobo, explicou que, além de oferecer uma gama de serviços de forma prática e confortável para a população que vai ao shopping ou aos órgãos públicos nele localizados, como o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), o foco está nas atividades educativas voltadas para a saúde da mulher.

“Procuramos orientar de forma didática a prevenção contra os dois tipos de câncer com os quais a campanha trabalha, alertando quanto aos altos índices aqui na capital, com atenção dobrada para as mulheres dentro das faixas etárias previstas: 50 a 69 anos para o câncer de mama, e 25 a 64 anos para colo de útero”, explicou Kelly.

Foi a partir da disseminação da informação dos serviços que seriam oferecidos na ação, do trabalho dos próprios servidores da Semsa em contato direto com o público, que mulheres como Fernanda Faria ficaram sabendo e foram ao Shopping Phelippe Daou. “Vim ao Sine fazer um cadastro e, enquanto aguardava, uma moça nos passou a informação que, no segundo piso, estavam sendo realizados testes rápidos e consultas médicas. Coisas que tenho dificuldade para conseguir devido ao tempo e à locomoção, aqui pude realizar de forma tranquila e eficiente”, afirmou a dona de casa.

A programação da campanha Outubro Rosa seguirá até o fim do mês, em toda a rede de saúde da capital amazonense.

Texto: Jade Leite/Semsa

Foto: José Nildo/Semsa