Notícias

64° Festival Folclórico do Amazonas inicia com ‘Festa das Luzes’ e público superior a 10 mil pessoas

Foi dada a largada oficial, na noite deste domingo, 12/6, do 64° Festival Folclórico do Amazonas, com a tradicional queima de fogos da “Festa das Luzes” que, este ano, contou com a participação especial do cantor George Japa e um público de mais de 10 mil pessoas. O festival, que é promovido pela Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas, segue até o dia 23 de junho, na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), na zona Sul.

 

 

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, pelos próximos 11 dias, a arena do CCPA será palco desse que é um dos mais antigos e tradicionais festivais de Manaus, por onde passarão, diariamente, a partir das 19h, quadrilhas, cirandas, danças nordestinas, nacionais e internacionais, entre outras.

 

”Você é o nosso convidado. Aqui reunimos crianças, alimentação, artesanato, e estamos em contato diretamente com todos os segmentos folcloristas, eles que estão espalhados em toda cidade de Manaus. Portanto, venha com segurança. Você será recebido de braços abertos”, convidou Oliveira.

 

A abertura do festival também foi marcada por homenagens. Grandes nomes do folclore de Manaus, como Júlio Barroso e Josefa dos Santos Costa, receberam troféus pelos relevantes serviços prestados à cultura local. Ao todo, 14 pessoas foram homenageadas.

 

No primeiro dia do festival, passaram pela arena os grupos Café da Redenção (dança nacional), Daraj (dança internacional), Caipira da Roça da Betânia (quadrilha tradicional), Barés (tribo), Reis do Faroeste (quadrilha de duelos) e Jurupixunas (cacetinho), que trouxeram muito brilho e colorido para primeira noite de festival.

 

“É uma emoção muito grande estar aqui, principalmente depois de tanto tempo parado. Foi muita correria, desde a confecção das roupas até os ensaios. Então, quando a gente desce aquela rampa, os olhos enchem de lágrimas. É muito bom. Estou muito feliz de estar de volta”, afirmou a dançarina Adriana Santos.

 

Ao todo, 72 grupos de danças, representados por suas respectivas ligas ou associações contemplados por meio de edital, participarão desta edição do festival, sendo 49 da categoria Prata e 23 da Bronze. Também contemplados pelo edital lançado pela Prefeitura de Manaus, os bois-bumbás Galante, Garanhão e Corre Campo, integrarão a programação da categoria Ouro.

Os horários e a programação completa podem ser consultados no Portal da Manauscult, pelo link https://bit.ly/64°FFA.
 

 

Atrações

Quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, boi, danças nacionais, internacionais e nordestinas serão apresentadas pelos grupos na disputa de suas respectivas categorias.

 

Neste ano, o corpo de jurados é composto por seis integrantes, todos técnicos e com vasta experiência, sendo teatrólogos, antropólogos, musicistas e historiadores.

 

Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também conta com uma feira de artesanatos comandada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e um espaço atrativo para crianças (área kids).

 

Os horários e a programação completa podem ser consultados no Portal da Manauscult, pelo link https://bit.ly/64°FFA.

Gastronomia

Este ano, o governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus inovam com a doação de 30 barracas às instituições sociais assistidas pelo Fundo de Promoção Social (FPS) do Estado e pelo Fundo Manaus Solidária (FMS) do município, que irão compor a feira gastronômica do festival, operando com a venda de comidas e bebidas.

 

As barracas estão localizadas próximas à arquibancada do anfiteatro e funcionarão durante todo o evento, iniciando a venda de produtos às 18h, com preços variando entre R$ 5 e R$ 25.

 

No cardápio do festival, estarão comidas regionais e típicas dos festejos, como bobó de camarão, carne de sol, tacacá, farofa de camarão, milho cozido, pamonha, bolo de macaxeira, cachorro-quente, batata frita, sanduíches, pizza, entre outros pratos.

 

Grupo de Acesso

Entre as novidades deste ano, atendendo a um pedido dos grupos folclóricos, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) realizará uma seleção, nos dias 27, 28 e 29 de junho do corrente, para o Grupo de Acesso na categoria Bronze do Festival Folclórico do Amazonas. Serão 40 grupos folclóricos competindo, pela primeira vez, após sete anos de espera por novo cadastro.

 

— — —

Texto – Emanuelle Baires/Manauscult

Fotos – Antônio Pereira/Semcom

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjzU3XM

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse