Apresentação das Ações da SEMDEL
1.Programa Universidade do Povo
Numa iniciativa pioneira do Prefeito de Manaus, Serafim Corrêa e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Local, Jefferson Praia, foi criado em 2005, o Programa “ Universidade do Povo”.A Universidade do Povo viabiliza o acesso de pessoas de baixo poder aquisitivo a cursos de capacitação e qualificação profissional possibilitando que todas tenham acesso ao conhecimento e, desta forma, consigam uma colocação no mercado de trabalhoou até venham a tornar-se empreendedores.Os cursos oferecidos pela Universidade do Povo são nas mais diversas áreas, que vão desde o artesanato até os voltados para a área administrativa e de empreendedorismo realizados dentro das comunidades.O Programa envolve parceiros como: SESI, SEBRAE, SENAR, SENAI, SENAC, Associações Comunitárias, Clubes de Mães, Conselhos Comunitários, entre outros. Para dois mil e sete, a meta inicial é treinar 20 mil pessoas nos diversos diversos cursos realizados nas áreas urbana e rural.
2.Cursos oferecidos pelo Programa Universidade do Povo e parceiros
Emborrachado, bijuteria fina, pintura em tecido, artesanato em pet, bijuteria simples, artesanato em palito, cabeleireiro, informática básica, mecânica, agricultura, moda praia serigrafia, manicura, modista costureiro, pintura em tela, ovos de páscoa, artesanato em biscuit, informática avançada, eletricidade, secretariado, 5’s, Auxiliar de contabilidade, recepção e atendimento ao cliente, qualidade no atendimento, auxiliar administrativo, auxiliar de departamento pessoal, chefia e liderança, relações interpessoais, empreendedorismo, aprender a empreender, doces e salgados, confeitaria, bolsas de tecidos, tecnologia de beneficiamento de sementes, cozinha alternativa, panificação, cozinha regional, café regional, cozinha Brasil, melhoramento do churrasquinho, reaproveitamento de pet- puff, pintura em tecido, beneficiamento do caju, tecnologia final do gás, Olericultura, Fruticultura, Meliponicultura, Produção de compostos e conservas vegetais, avicultura básica, suinocultura, aplicação de defensivos agrícolas, entre outros.
3.ProJovem
O Programa de Inclusão de Jovens visa a atender jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta, mas não concluíram a oitava série do ensino fudamental. O Projovem oferece oportunidade de qualificação profissional, elevação de escolaridade e planejamento e execução de ações comunitárias. Em Manaus, a SEMDEL é responsável pela coordenação das ações de qualificação inicial dos chamados Arcos Ocupacionais que são os seguintes: Construção e Reparos II( instalações),Turismo e Hospitalidade, Educação e Alimentação. O Programa conta com os seguintes parceiros em Manaus: SEMASC, SEMED, SEMDIH, CEFET-AM. Com demanda atual de 1.865 jovens tem , como meta, capacitar entre os anos de 2006 e 2007, 2.300 jovens.
4.Programa Informática Escola Bairro
Promover a empregabilidade, o desenvolvimento humano e a geração de trabalho e renda são alguns dos objetivos do Programa “Informática Escola Bairro”, idealizado e implantado pela Prefeitura de Manaus em Escolas da Rede Municipal de Ensino, Associações, ONG’s, Clubes de Mães e Igrejas. Ele surgiu como resposta do Secretário da SEMDEL, Jefferson Praia, à existência de uma demanda reprimida de cidadãos que vivem em Manaus e estão excluídos do mercado de trabalho por não terem acesso aos conhecimentos de informática.
Viabilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Local- SEMDEL, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, o Programa Informática Escola Bairro possibilita a inclusão digital das comunidades dentro dos próprios bairros, utilizando os laboratórios de informática das escolas , associações e demais parceiros. Iniciado em novembro de 2005 atingiu, naquele ano, 6 escolas da zona leste da capital. Em 2007, 43 entidades já estão participando do Programa.

