Sobre a Prefeitura

Prefeito
Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
PREFEITO DE MANAUS - ARTHUR VIRGILIO NETO (3)
Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, filho de Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho e Izabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, nasceu em Manaus, Amazonas, em 15 de novembro de 1945.
É pai de Arthur Bisneto (Deputado Estadual), Nicole, Juliano e Ana Carolina. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressou na carreira diplomática ao concluir o curso do Instituto Rio Branco; tem nível de Mestrado; e exerceu a função de Conselheiro da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores e Conselheiro Especial na Embaixada brasileira em Lisboa, de maio de 2011 a junho de 2012.
Mandatos eletivos
Exerceu os seguintes mandatos eletivos: 1º Suplente de Deputado Federal-PMDB, de 1979 a 1982; Deputado Federal-PMDB, de 1983 a 1987; Em 1996, foi candidato ao Governo do Amazonas, tendo obtido a segunda maior votação do pleito; Prefeito de Manaus-PSB/PSDB, de 1989 a 1992; Deputado Federal-PSDB, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003; Senador da República-PSDB de 2003 a 2011.
Funções e cargos
Exerceu ou ocupou as seguintes funções e cargos: Presidente Regional do PSDB do Amazonas, 1993; Vice-Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, 1995 a 1997; Secretário-Geral da Executiva Nacional do PSDB, 1996 a 1999; Líder do Governo no Congresso Nacional, 1999 a 2001; Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e Conselheiro de Governo na Presidência da República, novembro de 2001 a abril de 2002; Novamente Líder do Governo no Congresso Nacional, de abril a dezembro de 2002; Líder do PSDB no Senado Federal, de 2003 a 2010.
Secretários Municipais – Administração direta
Coronel José Fernando de Farias: Foi chefe da Casa Militar da Prefeitura de Manaus.
Marcos Ricardo Cavalcanti: Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza – UNIFOR/CE em parceria institucional com o Centro de Ensino Superior do Amazonas – CIESA/AM. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PE. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM/AM. Advogado e Procurador do Município de Manaus.
Coronel Darcelo Gomes: Graduado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia. Pós-graduado em Gestão e Segurança Pública, pela Universidade João Pinheiro de Minas Gerais. Subsecretário da Casa Militar. Foi comandante da 26ª Cicom. Fundou o projeto Ronda no Bairro.
Marcos Santos: É cidadão de Manaus, por unanimidade da Câmara Municipal, formado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Ufam, foi diretor de redação de A Crítica e Amazonas em Tempo, trabalhou nas TVs Baré/ A Crítica, Ajuricaba/ RBN e Amazonas, na rádio Alvorada de Parintins e nas rádios Rio Mar, Ajuricaba, A Crítica e Tiradentes em Manaus.
Luís Fabian Pereira Barbosa: Luis Fabian é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, especialista em Direito Público e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Atualmente é presidente do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU/Manaus, professor de direito na Escola de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas e Especialista em Saúde – Advogado na Secretaria Municipal de Saúde. Colabora periodicamente como professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Tributário do Centro Integrado de Ensino Superior da Amazônia. Exerceu, durante os últimos 8 anos, o cargo de Subsecretário de Administração e Finanças na Secretaria Municipal de Educação.
Ulisses Tapajós Neto: É empresário. Ex-presidente da Multibrás da Amazônia e Engenheiro Químico com MBA em Gestão Financeira e Gestão de Equipes. Responde pela Secretaria Municipal de Finanças desde 2013.
Luiza Maria Bessa Rebelo: Graduada em Administração pela UFAM. Mestre em Administração Pública pela FGV/RJ. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Tem especialização em Recursos Humanos e em Produção de Material para Educação à Distância. É professora Associado III da UFAM (aposentada). Foi Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Faculdade Martha Falcão, em 2012. Foi Diretora de Pesquisa, Diretora de Recursos Humanos e Pró-reitora de Planejamento da UFAM. Foi vice-diretora eleita da Faculdade de Estudos Sociais/UFAM (2008-2012). Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento Estratégico e Comportamento Organizacional. É avaliadora ad hoc das principais revistas de Administração e Engenharia de Produção, no Brasil e Avaliadora ad hoc de cursos presenciais e à distância do MEC/INEP desde 2001. É Diretora-Geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI/PMM) desde janeiro/2013.
Homero de Miranda Leão Neto: Amazonense de Maués, nasceu em 1962. É servidor da Secretaria Municipal de Saúde há 32 anos. Médico pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Amazonas, desde 1987. Especialista Política e Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Vigilância em Saúde, pela FioCruz. Já foi vereador e vice-líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus e é secretário municipal de Saúde desde 2014.
Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt: Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Atuou até 2010 no INCRA/AM. Exerceu em 2012 o cargo de Coordenadora Geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Atuou de 2013 a 2015 como Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas e Secretária Municipal de Educação desde 2015.
Elias Emanuel Rebouças de Lima: Elias Emanuel tem 50 anos. É Bacharel em Letras, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-graduado em Gerontologia pela Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). Em 1994, passou a ser repórter da Tv Amazonas, em seguida, apresentador do programa jornalístico AM-TV. Apresentador no Amazon Sat. Vereador de Manaus, foi líder do governo pelo PSDB na Câmara.
Ananda da Silva Carvalho: Ananda Carvalho tem 25 anos. É empresária no ramo de gestão de negócios. Psicóloga, com especialização em Empreendedorismo e Inovação. Treinada em empreendedorismo pelas Universidades de Stanford e Utah nos Estados Unidos. Durante o curso passou por imersão nos modelos de empresas do Vale do Silício, como Google, Linkedin, Microsoft e 500 startups. Em 2013 foi convidada para ser mentora do Startup Weekend Manaus. É membro do GLOBAL SHAPERS MANAUS – comunidade diretamente ligada ao Fórum Econômico Mundial. Desde 2016 está à frente da Semtrad.
Antônio Nelson: Manauara, 34 anos. É engenheiro civil formado pela Universidade Paulista (UNIP-SP). Foi diretor-presidente da Phenicia Engenharia em 2002.  Gerente  regional  na Figueiredo  Ferraz  em   Manaus-AM  entre  2004  e  2008.   Obras/Projetos: Rodovia dos   imigrantes  –  Gestão de projeto “as built”/cálculo estrutural Consórcio Imigrantes; Linha amarela –  Alinhamento   de trilhos – Metrô de São Paulo; Estações de Metrô Ameixoeira – Cálculo  estrutural –  Porto/Portugal; Estação  da Luz  –  Cálculo estrutural/restauro – Prefeitura de São Paulo.
Mário Barros: Advogado e presidente do Diretório Estadual do PSDB.
Paulo Ricardo Rocha Farias: Nascido no Rio Grande do Sul, formado como Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1982. Mestre em Engenharia Sanitária e Saneamento Básico na Alemanha em 1997. Professor do Centro Universitário Luterano de Manaus – Ceulm/Ulbra. Foi Diretor Técnico de Qualidade da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos no Estado do Amazonas – Arsam de 2001 a 2002. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Manaus de 2005 a 2008 e responde novamente pelo órgão desde 2013.
Alexandre Marinho de Morais: Tem 46 anos e é Tenente Coronel da Polícia Militar do Amazonas. Graduado no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Paudalho de Pernambuco. Pós-Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Costa Verde, em parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso. Entre os principais Cursos Militares estão o de operações na Selva no CIGS e curso de operações da ROCAM. Entre as principais funções exercidas estão: Subcomandante do 2º Batalhão de Choque (ROCAM); Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar; Subsecretário da Casa Militar da Prefeitura de Manaus; Subsecretário Chefe do Gabinete Pessoal do Prefeito de Manaus; Secretário Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Manaus entre Janeiro de 2015 e outubro de 2016.
Secretários Municipais – Administração indireta
AUTARQUIAS
Cláudio Guenka: Claudio Guenka é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Cursa MBA em Gerenciamento de Projetos de Engenharias e Arquiteturas no IPOG e Direito pela Faculdade Martha Falcão. Em sua trajetória profissional, já atuou na Prefeitura Municipal de Manaus, à frente do cargo de Superintendente de Obras, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) em 2013. Também já exerceu os cargos de presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA); e diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). Desde 2015, assumiu o cargo de presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea-AM).
Franklin Jaña Pinto: Formado em Administração de Empresas, com especialização em Comércio Exterior. Já exerceu os cargos de Secretário Parlamentar no Senado Federal e era Subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Coronel Audo Albuquerque da Costa: Graduado em Economia, pela Ciesa; graduado em Segurança Pública, pela Pólicia Militar do Pará; pós-graduado em Gestão Segurança Pública, pela Universidade Estadual da Bahia / PMBA; pós-graduado em Comercio Internacional, Unesp Bahia; pós-graduado em Segurança Pública, pelo Rio Grande do Norte. Entre outras funções, foi diretor de Trânsito da SMTU, em 2009; primeiro suplente de vereador, pleito 2008; comandante do Policiamento da Área Leste; comandante do Policiamento Regional Norte e Leste; comandante da Companhia Rodoviária.
Marcelo Magaldi Alves: Paraense de Belém, casado, 46 anos e pai de três filhos, Marcelo Magaldi Alves é servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Já exerceu funções na Semed e na Semef, de onde saiu do cargo de subsecretário de Tesouro para assumir a direção da Manaus Previdência. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, é pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2012, Magaldi foi convidado a participar da equipe de transição e, em 2013, assumiu o cargo de subsecretário do Tesouro até a sua exoneração, no último dia 5, para assumir a Manaus Previdência.
FUNDAÇÕES
Bernardo Soares Monteiro de Paula: Bernardo Soares Monteiro de Paula nasceu em Manaus, tem 32 anos, é formado em Administração Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em Direito pela Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam). Tem pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Planejamento Governamental e Orçamento Público (UEA). Bernardo é diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) desde 2013, quando também foi designado para a função de coordenador da Unidade Gestora Municipal da Copa do Mundo (UGM COPA). Pela Prefeitura, também coordenou o Comitê Organizador Municipal dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Martha Moutinho Cruz: Possui Graduação em Psicologia – CEULM-AM (2003) e graduação em Direito pela Universidade Paulista – UNIP (2008). É Diretora-Presidente da Fundação de Apoio ao Idoso “Dr. Thomas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica.