Sobre a Prefeitura

Prefeito
Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
PREFEITO DE MANAUS - ARTHUR VIRGILIO NETO (3)
Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, filho de Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho e Izabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, nasceu em Manaus, Amazonas, em 15 de novembro de 1945.
Casado com Elisabeth Pereira Valeiko do Carmo Ribeiro, é pai de Arthur Bisneto (Deputado Estadual), Nicole, Juliano e Ana Carolina. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressou na carreira diplomática ao concluir o curso do Instituto Rio Branco; tem nível de Mestrado; e exerceu a função de Conselheiro da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores e Conselheiro Especial na Embaixada brasileira em Lisboa, de maio de 2011 a junho de 2012.
Mandatos eletivos
Exerceu os seguintes mandatos eletivos: 1º Suplente de Deputado Federal-PMDB, de 1979 a 1982; Deputado Federal-PMDB, de 1983 a 1987; Em 1996, foi candidato ao Governo do Amazonas, tendo obtido a segunda maior votação do pleito; Prefeito de Manaus-PSB/PSDB, de 1989 a 1992; Deputado Federal-PSDB, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003; Senador da República-PSDB de 2003 a 2011.
Funções e cargos
Exerceu ou ocupou as seguintes funções e cargos: Presidente Regional do PSDB do Amazonas, 1993; Vice-Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, 1995 a 1997; Secretário-Geral da Executiva Nacional do PSDB, 1996 a 1999; Líder do Governo no Congresso Nacional, 1999 a 2001; Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e Conselheiro de Governo na Presidência da República, novembro de 2001 a abril de 2002; Novamente Líder do Governo no Congresso Nacional, de abril a dezembro de 2002; Líder do PSDB no Senado Federal, de 2003 a 2010.
Secretários Municipais – Administração direta
Coronel José Fernando de Farias: Foi chefe da Casa Militar da Prefeitura de Manaus.
Marcos Ricardo Cavalcanti: Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza – UNIFOR/CE em parceria institucional com o Centro de Ensino Superior do Amazonas – CIESA/AM. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PE. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM/AM. Advogado e Procurador do Município de Manaus.
Coronel Darcelo Gomes: Graduado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia. Pós-graduado em Gestão e Segurança Pública, pela Universidade João Pinheiro de Minas Gerais. Subsecretário da Casa Militar. Foi comandante da 26ª Cicom. Fundou o projeto Ronda no Bairro.
Marcos Santos: É cidadão de Manaus, por unanimidade da Câmara Municipal, formado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Ufam, foi diretor de redação de A Crítica e Amazonas em Tempo, trabalhou nas TVs Baré/ A Crítica, Ajuricaba/ RBN e Amazonas, na rádio Alvorada de Parintins e nas rádios Rio Mar, Ajuricaba, A Crítica e Tiradentes em Manaus.
Luís Fabian Pereira Barbosa: Luis Fabian é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, especialista em Direito Público e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Atualmente é presidente do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU/Manaus, professor de direito na Escola de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas e Especialista em Saúde – Advogado na Secretaria Municipal de Saúde. Colabora periodicamente como professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Tributário do Centro Integrado de Ensino Superior da Amazônia. Exerceu, durante os últimos 8 anos, o cargo de Subsecretário de Administração e Finanças na Secretaria Municipal de Educação.
Lourival Litaiff Praia: Economista, graduado pela Universidade Federal do Amazonas. Possui pós-graduação em Gestão Tributária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Servidor de carreira da Prefeitura de Manaus, está lotado na Secretaria Municipal de Finanças do município desde 1996, onde já exerceu cargo de diretor de Elaboração e Execução Orçamentária, além de subsecretário de Orçamento e Projetos.
Luiza Maria Bessa Rebelo: Graduada em Administração pela UFAM. Mestre em Administração Pública pela FGV/RJ. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Tem especialização em Recursos Humanos e em Produção de Material para Educação à Distância. É professora Associado III da UFAM (aposentada). Foi Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Faculdade Martha Falcão, em 2012. Foi Diretora de Pesquisa, Diretora de Recursos Humanos e Pró-reitora de Planejamento da UFAM. Foi vice-diretora eleita da Faculdade de Estudos Sociais/UFAM (2008-2012). Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento Estratégico e Comportamento Organizacional. É avaliadora ad hoc das principais revistas de Administração e Engenharia de Produção, no Brasil e Avaliadora ad hoc de cursos presenciais e à distância do MEC/INEP desde 2001. É Diretora-Geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI/PMM) desde janeiro/2013.
Marcelo Magaldi Alves: Paraense de Belém, casado, 46 anos e pai de três filhos, Marcelo Magaldi Alves é servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Já exerceu funções na Semed e na Semef, de onde saiu do cargo de subsecretário de Tesouro para assumir a direção da Manaus Previdência. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, é pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt: Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Atuou até 2010 no INCRA/AM. Exerceu em 2012 o cargo de Coordenadora Geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Atuou de 2013 a 2015 como Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas e Secretária Municipal de Educação desde 2015.
Elias Emanuel Rebouças de Lima: Elias Emanuel tem 50 anos. É Bacharel em Letras, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-graduado em Gerontologia pela Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). Em 1994, passou a ser repórter da Tv Amazonas, em seguida, apresentador do programa jornalístico AM-TV. Apresentador no Amazon Sat. Vereador de Manaus, foi líder do governo pelo PSDB na Câmara.
Ananda da Silva Carvalho: Ananda Carvalho tem 25 anos. É empresária no ramo de gestão de negócios. Psicóloga, com especialização em Empreendedorismo e Inovação. Treinada em empreendedorismo pelas Universidades de Stanford e Utah nos Estados Unidos. Durante o curso passou por imersão nos modelos de empresas do Vale do Silício, como Google, Linkedin, Microsoft e 500 startups. Em 2013 foi convidada para ser mentora do Startup Weekend Manaus. É membro do GLOBAL SHAPERS MANAUS – comunidade diretamente ligada ao Fórum Econômico Mundial. Desde 2016 está à frente da Semtrad.
Antônio Nelson de Oliveira Júnior: Manauara, 34 anos. É engenheiro civil formado pela Universidade Paulista (UNIP-SP). Foi diretor-presidente da Phenicia Engenharia em 2002.  Gerente  regional  na Figueiredo  Ferraz  em   Manaus-AM  entre  2004  e  2008.   Obras/Projetos: Rodovia dos   imigrantes  –  Gestão de projeto “as built”/cálculo estrutural Consórcio Imigrantes; Linha amarela –  Alinhamento   de trilhos – Metrô de São Paulo; Estações de Metrô Ameixoeira – Cálculo  estrutural –  Porto/Portugal; Estação  da Luz  –  Cálculo estrutural/restauro – Prefeitura de São Paulo.
Mário Barros: Advogado e presidente do Diretório Estadual do PSDB.
Paulo Ricardo Rocha Farias: Nascido no Rio Grande do Sul, formado como Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1982. Mestre em Engenharia Sanitária e Saneamento Básico na Alemanha em 1997. Professor do Centro Universitário Luterano de Manaus – Ceulm/Ulbra. Foi Diretor Técnico de Qualidade da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos no Estado do Amazonas – Arsam de 2001 a 2002. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Manaus de 2005 a 2008 e responde novamente pelo órgão desde 2013.
Marcos Sérgio Rotta
Secretários Municipais – Administração indireta
AUTARQUIAS
Cláudio Guenka: Claudio Guenka é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Cursa MBA em Gerenciamento de Projetos de Engenharias e Arquiteturas no IPOG e Direito pela Faculdade Martha Falcão. Em sua trajetória profissional, já atuou na Prefeitura Municipal de Manaus, à frente do cargo de Superintendente de Obras, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) em 2013. Também já exerceu os cargos de presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA); e diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). Desde 2015, assumiu o cargo de presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea-AM).
Franklin Jaña Pinto: Formado em Administração de Empresas, com especialização em Comércio Exterior. Já exerceu os cargos de Secretário Parlamentar no Senado Federal e era Subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Marcel Alexandre da Silva.
Iza Amélia Albuquerque de Castro
FUNDAÇÕES
Bernardo Soares Monteiro de Paula: Bernardo Soares Monteiro de Paula nasceu em Manaus, tem 32 anos, é formado em Administração Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em Direito pela Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam). Tem pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Planejamento Governamental e Orçamento Público (UEA). Bernardo é diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) desde 2013, quando também foi designado para a função de coordenador da Unidade Gestora Municipal da Copa do Mundo (UGM COPA). Pela Prefeitura, também coordenou o Comitê Organizador Municipal dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Martha Moutinho Cruz: Possui Graduação em Psicologia – CEULM-AM (2003) e graduação em Direito pela Universidade Paulista – UNIP (2008). É Diretora-Presidente da Fundação de Apoio ao Idoso “Dr. Thomas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica.