Zona Norte recebe 12ª edição do ‘Prefeitura + Presente’

Com a proposta de aproximar a população do poder público, o projeto itinerante “Prefeitura + Presente” realizou 3.392 atendimentos na comunidade Rio Piorini, zona Norte da capital. Foram 29 órgãos municipais e estaduais reunidos em um só lugar para dar soluções mais rápidas às demandas da população, sobretudo daquelas mais afastadas da região central.

A ação, coordenada pela Ouvidoria e Serviço de Proteção ao Consumidor de Manaus – Procon Manaus, aconteceu no último sábado, 16/9,na Escola Municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio.

“Acreditamos que a ação só tem evoluído, porque ao longo deste ano aumentamos nossos atendimentos. A aceitação por parte das comunidades é muito grande, todos os bairros procuram e necessitam do Prefeitura + Presente”, comentou o coordenador do Procon Manaus, Afonso Lins.

Para a moradora doméstica Raimunda Freitas, 37, a ida da prefeitura até os bairros facilita muito aos moradores. “Pelo menos, não gastamos com transporte até outros locais, fica perto da nossa casa e é muito bem organizado”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), somente no local, 70 pessoas foram atendidas em clínica geral. Foram feitas 300 orientações sobre tuberculose, com seis exames de escarro para investigação da doença, 118 orientações sobre malária, 120 sobre dengue e 120 sobre tratamento do tabagismo. Sessenta e seis pessoas passaram pela triagem e realizaram aferição de pressão arterial. Também foram entregues 40 medicamentos e 1.440 preservativos e efetuados 23 exames de ultrassonografia.

Segundo Afonso Lins, o calendário do resto do ano já está fechado. “Junto com o prefeito Arthur e o vice Marcos Rotta, já organizamos o calendário de ações até dezembro e já estamos planejando o próximo ano”, afirmou.

As atividades do  “Prefeitura + Presente” continuarão sendo realizadas quinzenalmente, com cronograma montado até dezembro deste ano. A próxima edição será realizada no dia 30 de setembro, na Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, rua Walter Rayol, zona Centro-Sul de Manaus.

Outros serviços

Cerca de 300 mudas de espécies frutíferas e ornamentais foram distribuídas, junto com material informativo sobre combate às queimadas e exposição de reaproveitamento de resíduos, entregues pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Há 11 anos levando alegria e conscientização ambiental, os Garis da Alegria, grupo teatral da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), animaram as crianças que participaram da ação itinerante da prefeitura na comunidade Rio Piorini. Brincadeira e um repertório de cunho educativo fizeram parte da programação.

Entre os serviços mais procurados, a emissão de documentos registrou 100 atendimentos para a 1ª via de RG e outros 100 para 1ª e 2ª via de CPF. Já o Sine Manaus finalizou a ação com o agendamento de 61 CTPS, todas para o Via Norte, na proporção de 10 agendamentos/dia. Mais de 80 pessoas assistiram palestras do setor de Qualificação.

Outros órgãos parceiros da prefeitura no projeto também participaram dessa edição. Entre eles: Defensoria Pública do Estado (DPE), Polícia Civil, Polícia Militar, Manaus Ambiental, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Eletrobrás Amazonas e Corpo de Bombeiros.

TEXTO: Anne Caroline Guedes / Ouvidoria e Procon Manaus

FOTOS: Assessoria Ouvidoria e Procon Manaus