XII Olimpíada

Alunos da rede municipal de ensino estão participando da IXX Olimpíada como a chance de mostrar seu talento na área do esporte, seguindo o exemplo de atletas de destaque como é o caso da judoca Ítala Bianka Medeiros de souza, 14, aluna do 7º. Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro, localizada no bairro Vila da Prata, Zona Oeste da cidade.

Campeã na categoria juvenil, ela participou das categorias acima de sua idade e ficou satisfeita com seu desempenho.

“Para praticar o judô tem que ter boas notas na escola, um comportamento exemplar, saber respeitar as pessoas. Eu aprendi que tudo que fazemos de correto servirá como exemplo para nós e os outros também seguirem. O esporte pode proporcionar isso para todos nós alunos”, completou.

A modalidade de atletismo da Municipíada 2009, iniciada na segunda-feira, foi encerrada nesta terça-feira, 16, na Vila Olímpica de Manaus reunindo alunos do Ensino Fundamental nas categorias de 1500m rasos, salto em distância, arremesso do peso, 100m rasos, 400m rasos, 200m rasos, 800m rasos, revezamento Medley, 1000m rasos, 75m rasos, 250m rasos e revezamento 4x75m.

A primeira fase das modalidades coletivas de futebol, futsal, handebol, queimada, voleibol, nas categorias infantil e juvenil/masculino e feminino foi disputada na semana passada com a participação de alunos de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

O futebol e queimada nas categorias infantil e juvenil/masculino e feminino estão concentrados no CEL Coroado (Mini Vila Olímpica), localizado na alameda Cosme Ferreira – Coroado.

No CEL Zezão, situado à avenida Grande Circular s/n, São José I, e na Escola Municipal Jorge Resende, está sendo disputado até o dia 25 o futsal infantil e juvenil/masculino e feminino. A modalidade de handebol é realizada no CEL Ninimberg Guerra, na rua Nossa Senhora de Fátima, s/n, São Jorge.

A Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, localizada no Val Paraiso, Zona Leste, participa dos jogos com cerca de 40 alunos nas modalidades de futebol (feminino no infantil e juvenil), handebol (masculino juvenil) e futsal (masculino infantil). Daniel Flores Lima, professor de Educação Física, é o responsável pela participação da unidade educacional.

“Além da parte competitiva há também alguns conceitos importantes como a disciplina, interatividade, social, autodisciplina, aprendizagem e autocontrole. Enfim todo um aprendizado que será benéfico para o aluno”, disse.

A aluna do 7º ano do Ensino Fundamental, Ana Géssica da Silva Araújo, 12, do turno vespertino da Escola Municipal Antonio Medeiros da Silva, participa do voleibol mas já pratica o esporte há mais de dois anos. “Eu gosto muito do vôlei e aprendi a ser mais amiga com os meus colegas. Considero que o esporte é importante para qualquer ser humano”, contou.

Segundo o coordenador da modalidade Futsal masculino e feminino, professor Benjamim Tavares dos Santos, esse momento tem que ser visto não somente como esporte, mas também como ferramenta social.

Combate à violência

“Além da competição e a confraternização entre os alunos das sete divisões distritais da Semed, os jogos funcionam como forma de reduzir a violência, principalmente nas zonas que apresentam maior índice de casos.” completou.

Com o tema “Amor à educação”, o evento tem como objetivo a socialização no desporto como instrumento educacional. A Municipíada tem o propósito de gerar oportunidades por meio da prática do esporte e propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos e favorecimento das relações sócio-afetivas.

A competição conta com 10 modalidades: atletismo, futebol, futsal, judô, handebol, natação, queimada, tênis de mesa, voleibol e xadrez.