Visa Manaus capacita grupo para manipulação de alimentos durante os festejos

A Vigilância Sanitária (Visa Manaus), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, na quarta-feira, 26/7, uma série de capacitações que vai orientar donos de restaurantes e lanchonetes no cuidado e manipulação de alimentos que serão comercializados durante o 61º Festival Folclórico do Amazonas que, este ano, será realizado de 4 a 16 de agosto, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Centro-Oeste.

Todo o processo de capacitação dos 30 donos de restaurantes e 10 bicicletas adaptadas para venda de alimentos foi planejado pelos técnicos da Visa Manaus com a intenção de dar a eles condição perfeita de trabalho na hora de manejar os alimentos que serão vendidos durante o festival.

“A atividade exige um cuidado especial, ainda mais no armazenamento dos alimentos para garantir a segurança alimentar dos consumidores durante o festival. O evento se desenvolve durante um período longo, muitos dias para que esses vendedores, cadastrados pela Prefeitura, comercializem todo tipo de guloseimas e comidas típicas”, alertou o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi.

De acordo com a gerente de produtos da Visa Manaus, Nilza Maria Negreiros da Silva, uma praça de alimentação vai estar montada durante o festival folclórico para atender ao público que vai assistir os espetáculos com danças regionais e bois de Manaus. Esses serviços também serão alvo de vigilância do órgão durante todo o período de realização do evento.

“A capacitação é apenas o início de um trabalho mais amplo e frequente que inclui a fiscalização dessas barracas que serão montadas na Ponta Negra. Nossas equipes vão verificar se as boas práticas estão sendo aplicadas de acordo com as normas que foram demonstradas na capacitação. A nossa intenção é minimizar o risco sanitário na comercialização de alimentos na rua”, declarou Nilza.

A Vigilância Sanitária também preparou material informativo que vai ser distribuído com dicas importantes sobre os cuidados no consumo de alimentos em barracas montadas em logradouros públicos. O telefone para denúncias à Visa Manaus é o 0800 092 0123.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior.

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 3236-8315