Visa Manaus e Conselho de Enfermagem discutem estratégias de ação conjunta

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM) devem realizar ações conjuntas em 2019. O objetivo da parceria, discutida na tarde desta sexta-feira, 25/1, entre representantes dos dois órgãos, é fortalecer a atuação do enfermeiro nos serviços de saúde para garantir a qualidade da assistência prestada ao usuário.

Visa Manaus e Conselho de Enfermagem discutem estratégias de ação conjunta

De acordo com a gerente de Vigilância de Serviços da Visa, Nádia Soares, a intenção é atuar conjuntamente nas demandas provocadas por denúncias e, especialmente, naquelas que visam monitoramento e prevenção de riscos envolvendo as atividades específicas de enfermagem.

“Já trabalhamos em parceria com diversos órgãos de classe, como os Conselhos Regionais de Farmácia, Odontologia e Educação Física, por exemplo, além do Ministério Público do Amazonas, como forma de unir esforços”, disse Nádia, afirmando que a aproximação com o Coren-AM segue a mesma linha. “Estamos sempre abertos a estratégias que permitam alcançar melhores resultados no campo da vigilância sanitária”, salientou.

Há um ano à frente do Coren-AM, o presidente Sandro André da Silva Pinto, disse que está buscando parcerias no sentido de alinhar o trabalho de fiscalização e atuar em problemas que exigem respostas rápidas dos órgãos fiscalizadores. “A troca de informações sobre a situação dos serviços de saúde no que se refere à enfermagem e a realização de fiscalizações conjuntas quando houver necessidade, será de grande relevância”, observou.

Durante a reunião, realizada na sede da Visa Manaus, os dois órgãos esboçaram um fluxo de ação conjunta e trataram das exigências legais da atividade profissional do enfermeiro, pontuando necessidades de adequação já identificadas em fiscalizações recentes realizadas pela Vigilância e pelo Conselho em serviços locais de saúde.

Além da preocupação com a qualidade da assistência, foi destacada durante o encontro, a proteção do profissional. “Queremos sensibilizar os enfermeiros quanto a importância da Vigilância para a Saúde do Trabalhador, mostrando que a fiscalização não se destina apenas a cobrar condições para o atendimento dos pacientes, mas também para garantir o correto dimensionamento do número de enfermeiros, as condições de trabalho adequadas e outros aspectos que têm impacto direto no desempenho e na saúde do profissional”, pontuou a enfermeira Eliana Coelho, uma das fiscais da Visa que participaram do encontro.

Texto: Andréa Arruda/Visa Manaus/Semsa

Foto: Divulgação/Visa Manaus/Semsa