Usuários do Parque Municipal do Idoso retornam às atividades com evento de acolhida

As atividades do Parque Municipal do Idoso retornaram nesta terça-feira, 7. Os usuários já frequentadores do espaço e os novatos foram recebidos em um evento de acolhida. Além das atividades já comuns aos idosos, a novidade este ano é o oferecimento da meditação guiada e dança do ventre à terceira idade.

Este ano, o Parque comemora 15 anos de existência e a acolhida aos idosos teve uma tônica diferente. “Como é um ano especial, apresentamos hoje aos usuários a nova programação que vem diferenciada não só nos eventos, mas também nas atividades. Para este ano, uma das novas atividades é a meditação guiada que tem como objetivo trabalhar a forma física e mental do idoso. Além dessa, outra novidade é o resgate da dança do ventre”, explicou a gerente administrativa do Parque, Charmênia Sahdo.

Ao longo destes anos, o espaço vem oferecendo hidroginástica, natação, alongamento, dança de salão, tênis de mesa, coral, dança coreográfica, zumba ginástica elaborada, yoga, pilates solo, dança, canto, artesanato, oficina da cidadania e oficina do comportamento e teatro.

A gerente de atividades físicas do parque, Ana Beatrice, destacou os benefícios do exercício físico na vida dos idosos. “Na questão fisiológica, as melhorias vêm com condicionamento físico, aumento da resistência e melhora na flexibilidade. Na questão psicológica, o estimulo está ligado diretamente à autoestima”, finaliza.

A aposentada Lya Monteiro, 82, que frequenta há mais de dez anos o espaço, vibrou com a volta das atividades. “Eu estava com saudades do Parque. Aqui, faço dança de salão, pilates, ginástica e alongamento. A volta foi muito feliz. Afinal, também pude reencontrar as amigas”, destacou.

Outra idosa que participa ativamente há 20 anos das atividades é a aposentada Nazaré Pinto, 71. Segundo ela, no local não há tempo para pensar em tristeza. “Aqui é uma maravilha. Brincamos, nos divertimos. Saímos como outra pessoa daqui”, destacou.

Os idosos interessados em participar da programação do espaço devem comparecer a sede do parque, localizado na Av. Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, com os seguintes documentos: comprovante de residência, documento original com foto, duas fotos 3×4 e um atestado cardiológico indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada, com o laudo dos seguintes exames: Hemograma Completo, Eletrocardiograma com Laudo, EAS, EPF, Raio-x de Tórax com Laudo, Lipidograma, Glicemia e Colesterol Total. Para mais informações, basta ligar no Setor de Admissão do Parque, no número 3584-6274.

Texto: Karol Rocha

Fotos: Karla Vieira / Semcom