Notícias

Usuários da rede municipal de saúde passam a contar com sistema de consulta on-line de exames

Os usuários das unidades de saúde da rede municipal passam a ter mais facilidade para consultar o andamento dos resultados de seus exames. A comodidade é resultado do novo sistema de acompanhamento pela internet, o Lab Online, lançado na tarde desta terça-feira, 10/9, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que na ocasião também entregou os Certificados de Excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), aos quatro laboratórios distritais da rede municipal de saúde, além do laboratório da maternidade municipal Dr. Moura Tapajóz.

 

10.09.2019 lançamento do lab on line e Certificação dos laboratórios da semsa.

A solenidade aconteceu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, Compensa, zona Oeste, e na ocasião, o prefeito destacou que os laboratórios da Prefeitura de Manaus recebem a certificação pela quarta vez e são os únicos da rede pública do país a alcançar esse patamar de excelência, realizando mais de três milhões de exames por ano.  Para ele, a informatização do sistema de exames representa um suporte gigantesco para a atenção básica de saúde.

 

“Estamos unindo os pontos da Cidade Inteligente, que iniciou com a aquisição do maior data center do Norte, que nos ajudou a acabar com as filas na matrícula e agora faz crescer a qualidade do atendimento de saúde, disponibilizando todos os exames on-line e assim criando um histórico dos pacientes. Não é à toa que pela quarta vez recebemos a certificação de excelência, sendo a única prefeitura a receber tal reconhecimento no país. Isso mostra o excelente trabalho da Semsa”, salientou o prefeito, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

 

Com o Lab Online, os usuários poderão consultar seus exames, a qualquer momento, pela internet. Para a criação da nova ferramenta, equipamentos e softwares de última geração foram agregados ao Sistema de Informação Laboratorial, sem custo adicional ao contrato vigente de fornecimento de insumos para o funcionamento dos laboratórios.

 

Essa inovação viabiliza a integração entre todos os postos de coleta de exames da prefeitura e os respectivos laboratórios distritais da Semsa, gerando cadastro único e histórico de exames do cidadão.

 

As unidades municipais de saúde também serão beneficiadas, à medida que os exames ficam disponíveis para consulta, possibilitando a visualização, ou impressão, caso o cidadão não leve o exame no dia do seu atendimento. Essa nova ferramenta tecnológica permite acompanhar de maneira gerencial o volume de atendimento, tempo médio de disponibilização de resultados e muitos outros dados importantes para o bom funcionamento do serviço laboratorial.

 

Como funciona

 

Ao ser atendido em qualquer posto de coleta ou nos laboratórios distritais, o usuário recebe um localizador e uma senha. De posse desses dados, pode acompanhar, por meio do site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/), clicando no banner LAB ONLINE MANAUS, ou diretamente no link http://apps.semsa.manaus.am.gov.br/labonline/. Após preencher os dados solicitados, o usuário é direcionado ao ambiente personalizado para consulta do andamento de solicitações de exames. Assim que o laudo constar como “Completo”, o cidadão pode fazer o download do mesmo sem a necessidade de retornar à unidade para saber o andamento ou receber o laudo impresso.

 

Certificação de qualidade

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, lembrou que pelo quarto ano consecutivo, a rede de laboratórios do município conquista o Certificado de Excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Ele destacou que os laboratórios da Prefeitura de Manaus são os únicos da rede pública do país a conquistarem essa certificação.

 

A certificação é fruto do esforço da atual gestão que, desde 2013, implantou a rede de laboratórios que hoje responde pelo atendimento de todas as unidades de saúde das áreas urbana e rural, bem como realizou investimentos para o treinamento de pessoal, informatização de sistemas e automação de procedimentos. A rede de laboratórios do município, que compreende os laboratórios distritais Norte, Leste, Oeste, Sul e maternidade Moura Tapajóz, realizou, só no ano passado, aproximadamente quatro milhões de exames.

 

Os laboratórios atestados pela PNCQ utilizam em seus procedimentos técnicas e tecnologias modernas, com recursos humanos treinados e equipamentos com a mínima interferência humana, reduzindo a possibilidade de erros e trocas de amostras, atendendo as exigências da legislação e os mais altos padrões de qualidade. Com isso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, oferece à população exames laboratoriais de alto nível e resultado comprovado.

 

“Essa certificação de excelência representa que estamos no topo. E isso nos dá a certeza que estamos prestando um serviço de qualidade para a população manauara. Eu só tenho a agradecer aos nossos servidores, que atuam diariamente em nossos laboratórios e são os responsáveis por esse reconhecimento da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas”, elogiou Magaldi.

— — —

Fotos – Mário Oliveira / Semcom

 

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmGS2WDL

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse