Unidades Móveis chegam a 110 mil visualizações em aplicativo de localização

O Programa Saúde Manaus Itinerante (PSMI), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atingiu 110 mil visualizações desde que passou a informar a população, em março deste ano, sobre localização e exames disponíveis, pelo aplicativo Google Maps.

A ferramenta ajuda internautas e usuários das chamadas “carretas da saúde” a procurarem atendimentos médico-laboratorial, odontológico, oftalmológico e em unidades móveis de Saúde exclusivas para atendimentos de mulheres.

Segundo o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi Alves, as ferramentas de comunicação devem estar ligadas aos processos de divulgação dos serviços oferecidos pela Semsa, para que o acesso tanto às informações quanto aos locais para onde elas levam possam estar disponíveis na medida das necessidades dos usuários.

“É para as atividades de prestação de serviços médicos que a tecnologia da informação tem trabalhado para facilitar os acessos. Esses 110 mil usuários que consultaram o conteúdo criado para localizar as carretas representam o êxito da criação desse novo processo”, declarou Magaldi.

Para o gerente do programa saúde Manaus itinerante, William Terra, todas as ações realizadas pelo Programa Saúde Manaus Itinerante através de seus módulos assistenciais foram solicitados por meio de ofício para a Semsa que, após análise técnica das localidades e as mesmas sendo deferidas, foram incluídas as ações no cronograma de atendimento do programa.

“Essas ações foram desenvolvidas com o apoio técnico dos Distritos de Saúde (Disas). O objetivo, cada vez que se avança com ferramentas tecnológicas ou físicas com a implantação de novas carretas é que todos os vazios sejam preenchidos”, declarou Terra.

Carretas

A intenção do programa é levar a população ações de saúde que possibilitem acesso fácil a serviços básicos de odontologia, consultas médicas, exames laboratoriais, exames preventivos do colo uterino, serviços básicos de enfermagem, imunização, dispensação de medicamentos e exames de imagem de média complexidade tais como mamografia e ultrassonografia.

Atualmente, o programa dispõe de 12 carretas que se revezam nos atendimentos em todas as zonas geográficas da cidade. São quatro unidades móveis de saúde da mulher (atende a mulheres com idades a partir de 12 anos), cinco unidades móveis de saúde odontológica (a partir de 6 anos), duas unidades móveis de saúde médico-laboratorial e uma unidade oftalmológica.

As carretas tem capacidade para 240 atendimentos ambulatoriais por semana, 200 mamografias, 120 exames preventivos (papanicolau) e 250 ultrassonografias por semana. As ultrassonografias realizadas são abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias; tireoide e mamas.

Podem ser feitas 80 consultas médicas por semana 80, além de 150 coletas de exames de laboratório. As carretas também dispõem de posto de vacinação e farmácia básica.

Desde que foi implantado o programa, em 2010, o números de atendimento tem aumentado. No comparativo, em 2012 foram atendidos 76.398 usuários e, em 2016, foram 110.769.

Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior

Fotos: Divulgação / Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskZp6p9P

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315