Unidades de Saúde são mobilizadas para escolha de novos conselheiros

A Comissão Especial de Coordenação do Processo Eleitoral do Conselho Municipal de Saúde (CMS) está realizando a mobilização de 77 Unidades Básicas e Policlínicas que irão participar da eleição para a composição de Conselhos Locais de Saúde (CLS) no triênio 2017-2020.

Representantes da comissão estarão realizando visitas às UBSs e Policlínicas até o dia 20 de janeiro, quando será encerrado o prazo para o cadastramento e recadastramento das entidades, assim como para a indicação de representantes da gestão e a inscrição de candidatos que concorrerão à eleição como representantes dos trabalhadores e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em visita à Policlínica Castelo Branco, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, realizada na manhã desta terça-feira, 3, o coordenador da comissão eleitoral, conselheiro João Bosco de Lima, explicou que haverá eleição para a implantação de 20 novos Conselhos Locais e eleição para 57 que já estão implantados no município de Manaus, representando 57 Unidades de Saúde.

“A nossa previsão é compor 77 Conselhos Locais com cerca de 800 novos conselheiros e estamos articulando com as Unidades de Saúde e as comunidades para atingir essa meta. A principal dificuldade é encontrar pessoas com o perfil e interesse necessário para exercer a atividade de conselheiro, que não é remunerada, mas uma ação voluntária para ajudar a melhorar os serviços de saúde”, informou João Bosco.

Os Conselhos Locais de Saúde (CLSs) são instâncias do CMS e têm a função de propor, contribuir e deliberar sobre a gestão da saúde, de forma local, em Unidades de Saúde, com 50% de seus membros formados por representantes de usuários, 25% representantes de trabalhadores e 25% representantes de gestores do SUS. Os representantes de trabalhadores de saúde são eleitos por trabalhadores e os representantes de usuários são eleitos através do voto de usuários. Os representantes de gestores são nomeados por indicação.

“A policlínica Castelo Branco já participou de outro processo eleitoral para o Conselho Local, mas não houve composição porque os usuários não compareceram para a votação. Hoje, estamos buscando reforçar junto aos trabalhadores e, principalmente, aos usuários sobre a importância dos conselheiros locais de saúde. A nossa expectativa é que, entendendo melhor o processo de trabalho e as dificuldades do serviço, os usuários possam contribuir na busca de soluções que beneficiem toda a comunidade”, destacou a diretora da Policlínica Castelo Branco, Sandra Alves Paes Leme.

As eleições para conselheiros locais de saúde terão início no dia 6 de fevereiro para as zonas Norte, Sul e Centro-Sul. No dia 9 de fevereiro será realizada a eleição para a zona Rural Terrestre, no dia 13 de fevereiro será a vez das zonas Leste, Oeste e Centro-Oeste. Encerrando o processo no dia 16 de fevereiro na zona Rural Fluvial dos rios Amazonas e Negro.

Texto: Eurivânia Galúcio

Foto: Divulgação / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315