Notícias

UBS Vicente Pallotti orienta população em situação de rua no Novembro Azul

Como parte da programação do Novembro Azul, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicente Pallotti, localizada no bairro Praça 14 de Janeiro (zona Sul), vai realizar neste sábado, 11/11, das 9h às 12h, ação de saúde no Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou Lindoso, na rua Silva Ramos, nº 420, bairro Centro.

 

A atividade tem como público-alvo a população em situação de rua que é atendida no Serviço de Acolhimento e vai incluir palestra sobre o Câncer de Próstata e a importância da detecção precoce da doença, além da oferta de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, e de sensibilização do público masculino para que procurem as UBSs com mais frequência para participar das ações de prevenção e promoção da saúde.

 

“O Novembro Azul é um movimento internacional dedicado à conscientização na luta contra o câncer de próstata e todas as Unidades de Saúde estão reforçando este mês o trabalho de divulgação das informações sobre a doença, alertando os homens para a realização de exames de rotina e da importância do autocuidado na detecção precoce do câncer”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

 

De acordo com a diretora da UBS Vicente Pallotti, assistente social Raimunda Nonata Brazão da Silva, o atendimento à população em situação de rua é realizado durante o ano todo na Unidade de Saúde, com atendimento médico, em saúde bucal, ações de imunização e demais serviços disponíveis na rede municipal.

 

“O objetivo é realizar o acompanhamento integral de saúde e a parceria com o Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou Lindoso, instituição coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), é importante para fortalecer o vínculo entre a UBS e a população em situação de rua”, destaca Raimunda Nonata.

 

Programação

Para este ano, a programação do Novembro Azul vem abordando o tema “Masculinidades e Saúde do Homem”, focando em ações que promovam a saúde integral do homem, a prevenção de doenças e o bem-estar físico e mental.

 

Até o final de novembro, as UBSs irão reforçar a sensibilização sobre temas como o cuidado em Saúde Bucal, a prática de hábitos de vida saudáveis com prática de atividade física e alimentação saudável, hipertensão arterial e diabetes, imunização, realização de exames de rotina e do teste rápido para HIV, sífilis e Hepatite.

 

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse