Notícias

UBS Theomário Pinto da Costa recebe oficina de implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Theomário Pinto da Costa, da Prefeitura de Manaus, recebeu na tarde de quarta-feira, 29/5, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), do Ministério da Saúde (MS). A oficina de implantação foi realizada na sede da unidade, na rua Nazareth Mesquita, s/nº, bairro da União, na zona Centro-Sul da cidade, com a participação de técnicos das secretarias municipal (Semsa) e estadual de Saúde (Susam).

 

 

O objetivo da oficina foi apresentar, em forma de roda de conversa, pelos profissionais da saúde, orientações às mães que estão em processo de amamentação, incluindo a implantação de alimento complementar para crianças a partir do período pós-amamentação. A equipe, composta por assistentes sociais, enfermeiros, pediatras, nutricionistas, se dividiu em quatro grupos de nove pessoas para estruturar um cardápio para crianças de seis a 12 meses de idade.

A diretora da unidade, Sônia Rubim, destacou a importância da participação dos profissionais de saúde no processo de implantação da EAAB. “Os profissionais estão muito envolvidos, tanto os clínicos, como pediatras, enfermeiros e os profissionais de nível médio”, informou a diretora. “Porque a gente conseguiu atingir a meta do Ministério da Saúde, que é expandir a rede Amamenta e Alimenta Brasil”, concluiu.

A enfermeira Elysbeth Menezes, grávida de oito meses, disse que a oficina está sendo muito importante não só para a sua profissão, como para sua gravidez. “É muito bom para nossa atualização profissional. A gente precisa saber sobre o aleitamento materno para orientarmos as pacientes. E também é útil saber sobre amamentação e alimentação pós-aleitamento para dar o que preciso para o meu bebê”, afirmou a enfermeira.

Ao final da oficina foi distribuído o livro “Dez passos para uma alimentação saudável”, que também está disponível no site do Ministério da Saúde, pelo link http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_alimentacao_saudavel.pdf, para os profissionais lerem as regras iniciais sobre como obter uma alimentação saudável para as crianças e esclarecer as dúvidas com os profissionais presentes.

A EAAB

A “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)” foi lançada em 2012, tendo como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção primária a fim de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.

A base legal adotada para a formulação da estratégia são políticas e programas já existentes como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), a Rede Cegonha, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Para a efetivação da estratégia, os Estados e municípios se organizam para formar os profissionais da atenção básica por meio de duas ações: formação de tutores e oficinas de trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS).

— — —

Texto – Ana Paula Grangeiro/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

 

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse