Notícias

Transparência da Manaus Previdência é destacada em reunião com servidores

A Prefeitura de Manaus está ampliando a transparência de sua gestão previdenciária e aproximando os servidores em relação às suas estratégias e resultados da Manaus Previdência. Nesta segunda-feira, 17/6, ocorreu a segunda reunião geral com os componentes do quadro da autarquia, onde foram expostos os indicadores que demonstram a situação judicial, previdenciária, financeira, contábil e atuarial do órgão.

 

Transparência da Manaus Previdência é destacada em reunião com servidores

 

“Nossa primeira experiência, em março, deu um retorno muito positivo e resolvemos adotar esse procedimento de forma periódica”, informou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

 

Todos os dados da instituição, lembra a presidente Daniela Benayon, estão disponíveis no link Transparência, disponível tanto no portal da prefeitura como o da Previdência. “Entretanto, conversar com o servidor sobre esses números e tirar dúvidas ou acolher sugestões só seria possível se houvesse essa integração que somente uma reunião presencial pode proporcionar”, destaca. “Assim, definimos que a cada três meses esse encontro aconteceria para que o servidor saiba em detalhes como os recursos de sua futura aposentadoria estão sendo administrados”.

 

A reunião de indicadores compõe a agenda do Comitê de Gestão da Previdência desde 2015, em periodicidade mensal e reunindo a direção e os chefes dos setores, que explanam sobre suas áreas. “O objetivo desse encontro é acompanhar os status das metas institucionais e os resultados”, explica a assessora técnica e responsável pelo Comitê de Gestão, Márcia Assunção.

 

A partir da percepção da possibilidade de uma maior integração de todos no cotidiano da instituição, a direção resolveu também englobar os servidores na reunião técnica de apresentação dos resultados.

 

INVESTIMENTOS

E entre os números apresentados aos servidores nesta segunda-feira está o da carteira de investimento da instituição, que fechou maio em R$ 1,050 bilhão, resultado de uma rentabilidade acumulada de 7,17% nos primeiros cinco meses do ano, superando inclusive a meta atuarial, estipulada em 4,71%.

 

“A rentabilidade representa 152% da meta, um resultado muito bom dentro de um cenário onde o mercado financeiro não está tão volátil nos primeiros meses do ano, como estava em 2018”, comentou o superintendente de Investimentos da Manaus Previdência e também presidente do Comitê de Investimentos (Cominv) da autarquia, Flávio Castro. “Apesar de alguns percalços, o governo federal tem conseguido avançar na proposta da reforma da Previdência, algo que é bem visto pelo mercado”, complementou.

 

A reunião também contou com a entrega de diplomas de Honra ao Mérito aos colaboradores terceirizados que contribuem para as atividades diárias da    Previdência e que, por motivos diversos, não puderam estar presente ao evento realizado na semana passada onde o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, homenageou todos os trabalhadores da Previdência municipal. “Vocês são fundamentais nessa engrenagem que move a máquina previdenciária”, destacou a diretora de Previdência, Ana Domingues, que junto com a diretora da área administrativa-financeira da instituição, Lyvia Guimarães, entregou a honraria aos homenageados.

 

Atualmente, a Manaus Previdência é responsável pelo pagamento de 7.164 benefícios, sendo 5.683 de aposentadoria e 1.481 de pensões.

 

Texto – Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Fotos – Márcio James / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmEkj4yv

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse