Trabalho de conscientização leva Garis da Alegria à Feira do São Francisco

10.04.18 Conscientização na feira do São Francisco.

Com intuito de melhorar a conservação das feiras populares da cidade, a Prefeitura de Manaus intensifica a limpeza e o trabalho de conscientização nesses locais. Nesta terça-feira, 10/4, o grupo Garis da Alegria passa pela feira do bairro São Francisco, zona Sul, falando sobre a importância de jogar o lixo no local correto e manter a limpeza da área.

“Essa feira era muito suja. As pessoas evitavam comprar aqui de tão ruim que era o cheiro. Hoje, vemos um local limpo e com outra cara. Muito disso é graças à limpeza que é frequente e à conscientização”, conta Maria Oliveira de Vasconcelos, comerciante da feira há mais de 30 anos.

Segundo a feirante, a população vem melhorando seu comportamento com relação ao lixo, mas ainda há muito a ser feito. “Esse trabalho dá certo. Deu certo aqui. Nossa feira está bem limpa e agradável para receber os clientes. Mas, ainda temos alguns problemas nas ruas aqui do bairro. Tem pontos de lixo que a Prefeitura limpa, mas voltam a sujar. Isso também precisa acabar”, pontuou.

A participação dos Garis da Alegria e dos grupos de conscientização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) é bem recebida pelos comerciantes e clientes das feiras. “Os garis palhaços vêm a esse local há anos. E hoje estamos vendo um resultado positivo. É muito bom ver essa mudança acontecer”, afirmou Raimundo Vasconcelos, proprietário de um box de hortifruti na Feira do São Francisco.

Para Adriana Melo, membro do grupo Garis da Alegria, resultados positivos como esse têm se espalhado pela cidade. “Nós fazemos ações semanais nas feiras da cidade e vemos a diferença de como estão esses locais hoje. Claro que ainda precisamos avançar muito, mas, já estamos colhendo os frutos de um trabalho forte e perseverante”, comemorou.

“O trabalho dos Garis da Alegria é importante, pois atrai atenção popular para o problema, mas de forma leve. São sempre muito bem recebidos e isso ajuda a fixar a mensagem. Esse trabalho é muito valorizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que deseja aproximar sempre as políticas públicas da população”, explicou o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

Durante a ação, além de cantar e brincar, as equipes percorrem os boxes e as bancas falando sobre a importância de se dispor o lixo de maneira correta. “A abordagem é sempre focada nas orientações à população sobre como ela pode cuidar melhor do seu lixo e não deixar que vá parar dentro dos rios”, lembrou Paulo Farias.

Além da Feira do São Francisco, o trabalho de conscientização cumpre programação semanal no Mercado Adolpho Lisboa (zona Centro-Sul), Panair (zona Centro-Sul), Feira da Banana (zona Centro-Sul), Compensa (zona Oeste), Glória (zona Oeste), Santo Antônio (zona Oeste), Japiinlândia (zona Centro-Sul) e Feira da Sepror (zona Norte).

Fotos: Divulgação Semulsp

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskz9nSt3