Notícias

Todos contra o câncer’ teve mais de 3,5 mil atendimentos

11.04.18 Galeria dos Remédios Todos contra o câncer

 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que devem surgir no Brasil, entre 2018 e 2019, 1,2 milhão de novos casos de cânceres, destes 582 mil novos casos da doença somente neste ano. A pesquisa aponta ainda que três a cada dez casos de cânceres registrados estão relacionados ao estilo de vida e que a doença deve atingir mais homens do que mulheres, 300 mil e 282 mil, respectivamente. Tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool, obesidade e exposição excessiva ao sol são fatores que podem incentivar a ocorrência da doença.

 

O Amazonas, ainda de acordo com o Inca, deve registrar entre 2018 e 2019, 5,8 mil novos casos a cada ano, sendo 840 novos casos somente de câncer do colo uterino, o de maior incidência em Manaus. Além do câncer do colo do útero, os de cânceres de mama, bucal, próstata e pele também estão entre os que mais atingem a população da capital e, por isso, a Prefeitura de Manaus vem intensificando as ações de educação com foco na prevenção e no diagnóstico precoce com o programa Saúde nas Galerias que, neste mês, ganhou duas edições especiais com foco no combate ao câncer.

 

As edições especiais do “Saúde nas Galerias – Todos juntos contra o Câncer” ocorrem nas galerias Espírito Santo e dos Remédios, na segunda-feira, 9 e nesta quarta-feira, 11, respectivamente, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, ocorrido no domingo, 8. Nas galerias, os usuários tiveram à disposição consultas médicas, exames clínicos; distribuição de alguns medicamentos, vacinação, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite; orientação nutricional e outros.

 

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as edições especiais tiveram a parceria do Fundo Manaus Solidária e das secretarias municipais do Centro Histórico (Subsmech) e de Juventude e Lazer (Semjel). Conforme o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, é importante aproximar, ainda mais, a estrutura de saúde do município da população sempre que possível e o “Saúde nas Galerias” vem sendo um braço importante nesse processo de educação em saúde.

 

“A ação já é realizada de forma ordenada pela Semsa, mas desta vez tivemos como foco principal o câncer, com o combate ao tabagismo para prevenir câncer de pulmão e boca, avaliação dermatológica para prevenção do câncer de pele, orientações sobre câncer de mama, do colo do útero, bucal e de próstata. Na rede municipal, nós temos condições de fazer o diagnóstico de todos esses tipos de cânceres, mas muitas vezes o usuário não sabe e essas foram excelentes oportunidades de informá-los sobre esses atendimentos”, afirmou Magaldi.

 

Somado a isso, a edição especial do “Saúde nas Galerias” com foco no combate ao câncer, de acordo com a vice-presidente do Manaus Solidária, Mônica Santaella, foi mais uma oportunidade para informar a população sobre a importância da prevenção à doença, que somente é possível por meio de hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida, com a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, além da realização de exames de rotina.

 

“Esse é um trabalho que vem sendo executado muito bem na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e é uma orientação da nossa primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, de compactuarmos todas as secretarias que trabalham nesse projeto para que o maior número de pessoas seja atingido. Nossos esforços são para informar e também ser a porta de entrada para exames básicos que podem identificar sintomas da doença na rede básica de saúde”, ressaltou Santaella.

 

População

Simone Miranda, 32, procurou a consulta com um clínico geral para solicitar exames e iniciar um check up médico. A cabeleireira, que trabalha na Galeria dos Remédios, disse que a ação foi a oportunidade que precisava para começar a procurar apoio médico. “Aqui ao lado fica mais fácil em função da atividade que a gente exerce. Muitas vezes não sobra tempo para cuidar da saúde. Com os médicos pertinho foi possível consultar”, comemorou Simone.

 

A vendedora de balas doces, Osmarina Oliveira de Castro, 55, também viu na ação a oportunidade que procurava para colocar em dia alguns exames e para obter medicamentos de uso comum. “Achei essa ação ótima. As vezes ir ao posto de saúde é complicado, mas aqui passei pelo atendimento clínico de forma rápida e a médica me atendeu super bem, foi muito educada e atenciosa. Saí da consulta e já recebi o medicamento que estava precisando. Também tomei vacinas para hepatite, contra tétano e febre amarela. Gostei demais”, afirmou.

 

Atendimentos nas Galerias Espírito Santo e dos Remédios:

Clínica médica dermatológica com exame 70 +170 240
Farmácia com receitas dispensadas 40 +59 99
Aferição de pressão arterial 110 +170 280
Aferição de glicemia 90 + não teve 90
Imunização 172+216 388
Testagem rápida 26 +287 313
Educação em saúde com distribuição de material educativo 320 +285 605
Saúde bucal com distribuição de kit odontológico adulto 120+240 360
Saúde bucal com distribuição de kit odontológico infantil 30
Exame bucal – prevenção ao câncer 50 atendimentos, sendo seis para avaliação especializada e biópsia
Orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos 1.152 +1.195 2.347
TOTAL GERAL 1.192 + 2.390 3.582

 

Rede de atendimento

A Prefeitura de Manaus intensifica a cada ano as ações de combate ao câncer com atendimento preventivo, atividades de educação em saúde e realização de vários exames para detecção da doença. O exame preventivo é oferecido para todas as faixas etárias e, prioritariamente, às mulheres de 25 a 64 anos, com uma média de 120 mil exames coletados/ano em 213 Unidades Básicas de Saúde.

 

Manaus foi a primeira cidade brasileira a oferecer, gratuitamente, a vacina contra o HPV para a proteção de meninos e meninas na faixa etária de 9 a 14 anos. A vacina está disponível em 183 salas das UBSs.

 

O exame de Mamografia é ofertado em cinco unidades de saúde e em quatro unidades móveis de saúde da mulher, com prioridade para as mulheres de 50 a 69 anos. A prefeitura oferta anualmente mais de 26 mil exames de mamografia.

 

Na luta contra o câncer de próstata, a rede municipal de saúde oferta 2.517 exames de ultrassonografia de próstata e mais de 15 mil exames de Antígeno Prostático específico (PSA) por ano, além de incentivar hábitos saudáveis de vida.

 

Para o combate ao câncer de pele, as 217 unidades básicas de saúde são porta de entrada para os usuários com lesões suspeitas. As sete policlínicas municipais são responsáveis pela avaliação dermatológicas e biópsia.

 

Atividades de educação em saúde e realização de exames bucais com o objetivo de detecção precoce de lesões cancerizáveis estão ajudando a prefeitura a combater o câncer bucal. São 139 Unidades Básicas de Saúde com profissionais aptos a realizar o exame clínico voltado o diagnóstico de lesões e quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que oferecem o serviço de biópsias das lesões suspeitas encaminhadas pela Rede de Atenção Básica.

 

Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, três (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco. A rede municipal de saúde conta com 22 Ambulatórios de Tratamento ao Fumante que oferecem acompanhamento multiprofissional com médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, odontólogo e assistente social, entre outros profissionais.

 

Texto: Michele Gouvêa / Manaus Solidária e Agnaldo Oliveira Júnior / Semsa

Fotos: Karla Vieira / Manaus Solidária –  https://flic.kr/s/aHskw6UnMz

Alex Pazuello/Semcom –            https://flic.kr/s/aHskw6v4B2

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse