Tabuleiro da ponte na avenida Brasil recebe concretagem

A ponte em concreto armado em implantação na avenida Brasil, zona Oeste, uma das vias mais movimentadas de Manaus, começou a ganhar uma nova estrutura por parte da equipe de obras da Prefeitura de Manaus. O tabuleiro da ponte — parte suspensa por onde os carros trafegam — recebeu, nesta terça-feira, 13/6, a concretagem em toda sua estrutura.

12.06.18. Tabuleiro da Ponte da Av. Brasil..

Neste ponto do serviço, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), 65 metros cúbicos de concreto puro foram derramados no tabuleiro de estrutura metálica para a finalização da obra e dando forma a nova ponte. Todos os processos fundamentais, que vão servir de base para a construção já foram implantados, sendo as vigas metálicas e a montagem da fôrma armada com mais de oito mil quilos de metais entrelaçados.

O secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, explicou que o serviço é feito, conforme planejamento da secretaria de obras, na substituição de pontes antigas, por equipamentos mais modernos e estruturados em concreto armado. “Estamos trabalhando de forma célere, nas substituições de pontes antigas. Essa é a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, pois a via precisa ser liberada para o tráfego”, enfatizou Aguiar.

E ainda segundo o secretário da pasta, com 19.300 quilos de vigas de sustentação, a instalação da rede metálica e o concreto na laje da ponte, a obra vai passar pela fase de “cura do concreto”, em que é esperado um prazo técnico estipulado para os materiais se consolidarem entre si. Desta forma, a obra ganha 30% a mais de resistência e evita problemas como rachaduras e trincas.

“A qualidade do projeto tem sido nossa prioridade desde o começo da obra e vamos repetir os exemplos das pontes da avenida Lóris Cordovil e Professor Nilton Lins”, concluiu.

A partir da secagem do tabuleiro da ponte, a pavimentação do solo é feita, e o Instituto Municipal de Engenharia e fiscalização de Trânsito  (Manaustrans) começa a fazer o trabalho de sinalização. A estimativa de entrega e liberação do equipamento está prevista para a primeira quinzena do próximo mês de julho.

Texto: Nícolas Daniel Marreco/Seminf

Fotos: Marinho Ramos/Semcom