Substituição da rede de drenagem da avenida Djalma Batista entra em nova fase

Mais uma etapa da intervenção para substituir os 42 metros da antiga rede de drenagem profunda da avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, no trecho entre a rua Pará e a avenida João Valério, será executada nesta semana, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A rede de drenagem antiga possuía mais de 40 anos.

04.05.18 Obras de drenagem na Djalma Batista.

Os trabalhos começam pela colocação das ferragens das caixas coletoras e implantações das estacas, que darão sustentação às primeiras.  Após esta fase, será feita a concretagem das caixas e, após a cura do concreto e o aterro de toda área, começa a etapa de finalização dos serviços.

O secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, destaca que  já foi feito o desvio da rede de drenagem que passava debaixo do prédio da rede de fast-food, área que mais comprometia a estrutura do prédio. “Com a finalização desse serviço já fizemos a desativação da tubulação que passa por baixo de uma rede de fast-food e a canalização do igarapé para a nova rede construída. Estamos implantando aqui uma nova rede de drenagem que terá durabilidade de décadas. Esse é o perfil da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e do vice Marcos Rotta, sempre atuando de forma preventiva para a melhoria da população”, destaca.

Ao fim de todos os serviços de base, será feito o reaterro da área, a terraplanagem para, em seguida, iniciar os trabalhos de pavimentação e sinalização da via. Os trabalhos no local ocorrem na área tapumada, de segunda a sábado, e contam com três equipes da Seminf, além de vários maquinários.

A primeira etapa da obra foi concluída no dia 21 de março, na qual foram feitos serviços de drenagem profunda, meio-fio, sarjeta, 27 metros de calçada e também foi implantado um “poço de visita”, que irá servir de acesso à rede de drenagem para futuras manutenções, sem a necessidade de interrupção do fluxo de veículos na avenida.

Texto: Isabella Siqueira / Seminf
Fotos: Diego Caja / Seminf