Notícias

Sistema de Regulação da Saúde completa 10 anos na capital

O Sistema de Regulação (SisReg) completou, nesta segunda-feira, 11/6, dez anos de operações em Manaus. Funcionando por meio de uma gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o sistema é responsável pela análise e encaminhamento de consultas e exames com especialistas, a partir das demandas criadas pela população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

 

 

Em Manaus, o complexo regulador ganhou um grande reforço com a implantação do projeto “Regula+Brasil”, que deverá promover ainda mais resolutividade às demandas com especialistas em todo o Estado, pois trabalha com a telemedicina, ferramenta utilizada pelos profissionais médicos do Hospital Sírio-Libanês. São elas, cardiologia, neurologia, proctologia, gastroenterologia, ortopedia e endocrinologia.

 

“Estamos em constante busca de melhora e resolutividade no atendimento à população usuária em nossa rede de saúde na Atenção Básica. Nossa palavra-chave é equidade”, ressalta Marcus Vinicius Martins, gerente do Sisreg Manaus. A equidade é um dos princípios no qual o SUS se fundamenta, definindo que as ações e serviços destinados às pessoas sejam de acordo com as suas necessidades, independentemente do nível de complexidade que cada caso requeira.

 

Há 10 anos, médica reguladora da Susam, Maria Elena Uchoa, é testemunha dos avanços no sistema de regulação de consultas e exames porque acompanha desde a implantação do Sisreg. “Muita gente vinha de municípios mais próximos da capital na tentativa de conseguir uma consulta com um especialista e ficava nas filas de espera. Hoje, uma ressonância magnética, por exemplo, que levava três meses para ser autorizada, o usuário consegue em duas semanas”, assinala.

 

Reconhecimento

 

Como parte da comemoração dos 10 anos de serviços do Sisreg, nesta segunda-feira, as coordenações e gerências prestaram homenagens aos servidores pela relevância de seus trabalhos na rotina do complexo regulador em Manaus, com a entrega de certificados. Entre os reconhecidos estão Bernadete Seabra, Jacqueline Santos, Fagner Lobo, Junio Chaves e Magareth da Silva. A servidora técnica Maria Artemisa Barbosa foi homenageada em reconhecimento as ações de implantação do Sistema de Regulação, ocorrida no ano de 2009.

 

Texto – Wilson Reis / Semsa

Foto – José Nildo / Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse