Notícias

Sine Manaus busca excelência no atendimento do novo sistema de emissão da carteira de trabalho

Em parceria com o Ministério do Trabalho, o Sine Manaus conclui esta semana o processo de capacitação de todos os funcionários do órgão para a emissão da nova carteira de trabalho. A quinta e última turma a se adequar ao novo sistema é formada por 22 pessoas e começou a ser capacitada nesta quarta-feira, 31/5, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Amazonas (SRTE).

 

Com o treinamento, que é realizado durante dois dias e em tempo integral, o Sine Manaus – órgão administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) – espera alcançar a meta de atingir a excelência no atendimento ao trabalhador em relação ao serviço.

 

“Nossa intenção é treinar 100% do nosso pessoal, exatamente para chegarmos a essa excelência e ao objetivo principal, tanto da Prefeitura de Manaus quanto do Ministério do Trabalho, que é fazer com que o público alvo tenha acesso ao mercado de trabalho, com o documento primordial para isso, que é a CTPS digitalizada”, informou a diretora do Sine Manaus, Margareth Cavalcante.

 

Todo informatizado e bem mais prático, o CTPSWEB 3.0 começou a ser implantado há dois anos no Brasil, com base na Lei nº 12.037, de 1º de outubro de 2009, e atendendo a uma determinação do Ministério Publico Federal (MPF).

No Amazonas, a inserção teve início no ano passado. Além de trazer mais agilidade na transmissão de dados, o novo sistema proporciona segurança ao processo de emissão do documento, que antes durava até 30 dias em média para chegar às mãos do trabalhador.

 

Um dos objetivos é reduzir em até 80% o número de fraudes, na hora da entrega da documentação exigida. A verificação das informações é feita por meio de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios.


Novos procedimentos

 

Coordenado pelo servidor do SRTE, Milton Corrêa, o primeiro dia de treinamento foi centrado apenas na parte teórica, com análise e discussão sobre os novos procedimentos adotados. Nesta quinta-feira, 1º de junho, os participantes terão aula prática.

 

Gerente de Patrimônio do Sine Manaus (Centro) e funcionário da casa há aproximadamente 15 anos, Jeverson Rodrigues considera a mudança benéfica, tanto para quem presta o atendimento, quanto para o trabalhador, principalmente, porque o serviço passou a ser feito de forma mais rápida e segura.

 

“Antes havia muita pendência na entrega da documentação, pois o preenchimento era manual. Hoje, isso não existe mais, porque já está tudo online. Se tiver algo errado, o sistema acusa logo”, comparou.


Expedição continua

 

Na última segunda-feira, 29, o Sine Manaus realizou um mutirão para a emissão de primeira e segunda vias das novas CTPS, como parte da programação especial alusiva ao mês do trabalhador.

 

A expedição do documento continua e é feita nos postos de atendimento da Galeria Espírito Santo, no Centro; da avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte; e às sextas-feiras, na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), situada na avenida Ayrão, também no Centro.

Para a primeira via são exigidos comprovante de residência com CEP (contas de água, luz, telefone etc); RG, CPF, comprovação de estado civil (certidão de nascimento, para solteiros; ou de casamento, para casados).

 

Os mesmos documentos devem ser apresentados para a solicitação da segunda via, além do número da carteira de trabalho anterior (cópia da ficha de registro com carimbo do CGC/CNPJ da empresa; termo de rescisão ou extrato de PIS ou FGTS) ou Boletim de Ocorrência para casos de roubo ou furto.

 

Texto: Isaac Júnior

Fotos: Divulgação / Semtrad

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWogsC1

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad): (92) 3631-2309 / 3631-4571

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse