Notícias

Servidores participam de programação especial do Novembro Azul

Servidores da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram, nesta sexta-feira, 10/11, no auditório da sede, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, de programação especial da Campanha “Novembro Azul”, que a Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo, por meio da secretaria, desde o início do mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. As atividades foram organizadas pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação, a partir do Serviço Social da Semsa.

A programação contou com uma roda de conversa sobre orientações posturais com a fisioterapeuta Flávia Palhares, do Cerest, a verificação de pressão arterial e da glicemia, vacinação contra Hepatite, Febre Amarela, DTP e H1N1, verificação do peso e altura, para cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), com a equipe de Nutrição da Semsa, exame de Meatoscopia e a já tradicional “selfterapia”.

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou o envolvimento dos servidores na atividade. “O que nos chamou atenção foi a participação de profissionais de todos os setores e a atenção durante as explicações e atividades realizadas no evento. Nós estamos convictos de que cada vez mais homens estão deixando de lado o preconceito para aderir aos exames que precisam ser realizados para a garantia da saúde”, declarou Magaldi.

 

Durante a programação, o médico urologista Jonas Menezes Filho ministrou palestra sobre os cuidados com a saúde relacionando o tema com atitudes que devem ser tomadas para afastar os riscos do câncer de próstata.

 

“Este câncer está em primeiro lugar em prevalência entre os tipos de câncer que mais atingem os homens. Vinte e oito por cento são cânceres de próstata”, alertou o especialista.

 

Para o auditor municipal do SUS, Igor Liberato Tuma, ações como essas, com a parceria dos colegas de trabalho, encorajam a todos para que as atitudes de fato ocorram. “A gente passa a dispor de informações importantíssimas e que incentivam a atitude de procurar um médico e cuidar da saúde. Tenho feito meus exames, mas confesso que preciso melhorar a regularidade”, disse Igor.

 

As principais recomendações dos especialistas é que seja evitado o consumo excessivo de proteína animal com gordura, o que aumenta os riscos de obesidade, um dos maiores fatores causadores do câncer de próstata. O tabagismo também está entre os maiores fatores de risco.

 

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior / Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm8PYJ2j

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse