Notícias

Servidores da Fundação Doutor Thomas recebem orientações sobre uso e descarte de materiais perfurocortantes

Servidores da área da Saúde que atuam na Fundação Doutor Thomas receberam nesta quarta-feira, 24/4, orientações sobre a importância da manipulação e descarte correto de materiais perfurocortantes, em palestra ofertada pela Prefeitura de Manaus.

 

24.04.2019 Uso e descarte de material perfurocortante é tema de palestra para servidores da Fundação Doutor Thomas

 

O objetivo da ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), de acordo com diretora de Departamento Social e de Saúde do Idoso da Fundação Doutor Thomas, Úrsula Lapa, é frisar a necessidade de maior cuidado e atenção no uso e descarte desses materiais, visando o bem-estar de servidores e idosos residentes.

 

“Além de atender as exigências de segurança do trabalho da FDT, solicitamos esta parceria com a Espi/Semad para prevenir os servidores da instituição que convivem diariamente com esses riscos”, ressalta Lapa.

 

O palestrante, enfermeiro e especialista em hemodinâmica, André Ribeiro, destaca que materiais perfurocortantes, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, requerem cuidado em seu manuseio, principalmente por envolver o risco de contaminação pelo HIV e pelo vírus da hepatite C.

 

“Quem produz resíduos, quer seja biológico ou lixo comum, tem que saber para onde e como fazer de forma ideal o descarte desse material para que ele não fique exposto de modo que forneça possíveis doenças. Lavagem das mãos, utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, trabalhar dentro de normas e procedimentos, tudo isso faz parte para que a gente evite a nossa contaminação e de terceiros”, frisa.

 

Servidora da FDT, a cuidadora de idosos Marivalda da Silva afirma que a palestra foi esclarecedora para o trabalho na instituição. “No cuidado com idosos, quando fazemos a higienização e a alimentação, às vezes também temos contato com materiais perfurocortantes e temos que descartá-los de forma adequada”.

 

A ação é parte do Programa de Formação do Cuidador e Atenção ao Idoso da Espi/Semad, que terá, até o fim de 2019, novas ações direcionadas à qualificação dos servidores, conforme destaca a diretora-geral da Escola, Stela Cyrino.

 

“A Espi/Semad fez um levantamento para atender, até o fim de 2019, as demandas por qualificação de todas as secretarias da estrutura municipal, a fim de cumprir a meta estratégica de eficiência em gestão, orientada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto no eixo de qualificação”, finaliza.

 

Texto: Hariele Quara / Semad

Fotos: Flávia Rodrigues / FDT

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmxEs5Bj

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse