Servidores da Semsa aderem à Campanha de Doação de Sangue

Dando continuidade à programação do Mês do Servidor Público, promovida pela Prefeitura de Manaus, servidores das secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Educação (Semed) e Infraestrutura (Seminf) participaram nesta quinta-feira, 19/10, da Campanha Solidária de Doação de Sangue. A unidade móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) recebeu os doadores no estacionamento da Semed, localizada na avenida Maceió, zona Centro-Sul.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a campanha tem o objetivo de inserir a solidariedade nas ações comemorativas ao mês do servidor, elevando o estoque de sangue da Fundação Hemoam e, ao mesmo tempo, contribuindo para a cultura da doação voluntária e permanente. “Incentivamos a participação de quem já é doador de sangue e aquelas pessoas que nunca doaram, esperando que se tornem doadores fidelizados, ou seja, que passem a contribuir sempre”.

A administradora de sistema de informação da Semsa, Alexandra Muniz, aderiu à Campanha. “O que me motiva é saber que outras pessoas estão precisando do sangue. O meu é um pouquinho mais raro, o B negativo, e sei que um dia eu posso precisar. Eu tenho peso, idade e saúde. Não tenho medo, não dói. Pretendo continuar a doar para ajudar o meu próximo”, afirmou a servidora, que já é doadora de repetição.

A subgerente de Coleta Externa do Hemoam, Eleonora Araújo, destaca que a procura dos servidores das três secretarias surpreendeu a equipe de órgão. “Temos uma necessidade constante, diária. Existem acidentes, cirurgias eletivas. Têm pacientes, incluindo bebês, aguardando nos pronto socorros, UTIs e maternidades. Às vezes são necessárias 30 bolsas de hemocomponentes para salvar a vida de um paciente”, enfatiza Araújo, que estima que na ação de hoje sejam coletadas 70 bolsas.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6h antes da doação) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4h antes da doação).

Não podem doar quem teve diagnóstico de hepatite após 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

A programação do Mês do Servidor continua com a Corrida do Servidor, dentro da Corrida Cidade de Manaus, no Complexo Turístico da Ponta Negra, no próximo domingo, 240; um culto ecumênico em Ação de Graças, às 18h, seguido da Festa do Servidor, às 20h30, no dia 27, na Arena da Amazônia.

Foto: Divulgação / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315