Notícias

Servidores da área de trânsito passam por capacitação

Ética profissional, direitos do cidadão e resolução de conflitos no ambiente de trabalho foram alguns dos temas abordados pelo Programa em Gestão de Procedimentos Operacionais de Trânsito da Prefeitura de Manaus, que teve encerramento nesta terça-feira, 13/8, na sede da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), coordenadora do programa. No total, 120 horas de capacitação foram oferecidas aos servidores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

 

Servidores da área de trânsito passam por capacitação

 

Dividido em dez módulos, o programa iniciou no dia 22/4, com o objetivo de orientar os servidores quanto à postura profissional nas situações cotidianas. Foram apresentados novos conceitos e atitudes a serem adotadas pelos agentes de trânsito e assistentes administrativos atuantes no Centro de Controle Operacional (CCO) do IMMU, a fim de minimizar conflitos e simplificar o processo de atendimento, por meio da prática de procedimentos operacionais padrão.

 

“Tudo se torna mais ágil quando criamos procedimentos e esse treinamento ofereceu aos servidores uma atualização quanto aos manuais e protocolo oficiais vigentes, para uma atuação mais eficiente no trânsito, como também a reflexão sobre a inteligência emocional, permitindo maior desempenho, bem-estar e excelência no atendimento ao cidadão”, destacou a diretora-geral da Espi/Semad, Stela Cyrino.

 

A solicitação do IMMU para a Escola do Servidor foi para que cada módulo abordasse uma temática diferenciada, variando entre cursos básicos a temas mais específicos como: Noções de Informática Básica, Legislação e Direito do Cidadão; Ética, Hierarquia e Relações Interpessoais no Trabalho; Excelência no Atendimento ao Cidadão; Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito; Procedimentos Operacionais Padrão; Motivação e Inteligência Emocional, Manuais e Protocolos Operacionais; e Rádio Operação: o Profissional do Atendimento Institucional.

 

“O prefeito Arthur Neto sabe que a excelente qualidade na prestação de serviços e o bom atendimento à população são requisitos fundamentais para uma boa gestão. Por isso, investe na qualificação e constante atualização dos servidores municipais. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana segue essa orientação e, com o programa de Procedimentos Operacionais proporciona a oportunidade de manter os agentes de trânsito atualizados e prontos para desafios”, ressaltou o diretor-presidente do IMMU, Manoel Paiva.

 

Para o agente de trânsito José Roberto Veloso, o curso foi muito importante, principalmente porque abordou a convivência com os colegas de trabalho, já que foram trabalhados aspectos da relação interpessoal. “Foram ministradas a cada módulo novas perspectivas de como lidar com a empatia no ambiente de trabalho e como ter um olhar mais direcionado para o profissional. A informática foi um módulo muito importante, assim como a psicologia, porque nos ajudou a ter um crescimento pessoal dentro do próprio ambiente e até mesmo trabalhar a valorização profissional para atender melhor as pessoas que procuram os serviços”, ressaltou.

 

Outro participante do programa, o agente de trânsito Alexandre de Pina Braga, enfatizou que os cursos foram essenciais para a atualização de novos conhecimentos. “Na área de trânsito, passamos muito tempo na rua lidando com o cidadão. Estávamos carentes dessa atualização e o curso foi muito relevante, principalmente porque trouxe temas voltados para a parte comportamental e psicológica, além de ter trabalhado a empatia”, destacou.

_ _ _

 

Texto – Elidiane Santos / Semad

Foto –  Divulgação / Semad

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse