Notícias

Servidores são capacitados em Workshop para atendimento às pessoas com autismo em Manaus

Um workshop de capacitação para servidores quanto ao atendimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi iniciado nesta segunda-feira, 17/9, pela Prefeitura de Manaus. O primeiro módulo acontecerá até a sexta-feira, 21/9, na Sala de Educação Cidadã Paulo Freire, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.950, Parque Dez.

 

17.09.18 Workshop capacita servidores para atendimento aos autistas residentes em Manaus .

 

O workshop tem como objetivo prestar um atendimento de melhor qualidade, a partir da capacitação de 50 servidores das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), apresentando o modelo de tratamento D.I.R®/Floortime, desenvolvido nos Estados Unidos por Stanley Greenspan e Serena Wieder. Manaus possui mais de 20 mil pessoas com autismo.

 

“A apresentação do modelo D.I.R® para os profissionais da capital amazonense, por meio desse workshop, só foi possível através de uma emenda parlamentar municipal. É importante voltar o olhar para emendas como esta que proporcionam levar conhecimento cada vez mais atualizado às pessoas que trabalham diretamente na ponta e podem ser multiplicadores, qualificando o atendimento e, em consequência, a vida”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

 

O workshop é destinado para uma equipe multidisciplinar integrada por terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos e assistentes sociais.

 

“Qualificar pessoas que trabalham em diferentes pontas com o segmento do TEA é de extrema importância, pois assim podemos levar o conhecimento adquirido de várias formas a este público, seja por meio de especialistas em saúde, seja por meio de educadores” explica a gente de atenção psicossocial, Efthimia Haidos.

 

A integração entre profissionais e a multidisciplinaridade da equipe tem a ver com o modelo D.I.R®, que no primeiro módulo do curso será apresentado de forma geral pela fisioterapeuta e especialista no modelo, Renata Alencar Pontes.

 

“Nesta primeira semana, vamos falar das características básicas do D.I.R®, que englobam o nível de desenvolvimento cognitivo e emocional do paciente, a biologia única e específica de cada um, suas diferenças individuais e a integração sensorial e os relacionamentos fundamentais para o desenvolvimento. O modelo abrange praticamente todas as áreas que estão em volta do portador, principalmente a família e a escola. Como fisioterapeuta, tratarei também da evolução da parte motora”, disse Renata.

 

Texto: Jade Leite/Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmsBZ58H

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse