Série Conheça Manaus destaca o Mercado Municipal Adolpho Lisboa como atrativo do Centro Histórico

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é a terceira dica da séria Conheça Manaus, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Localizado no Centro Histórico da cidade, é considerado um dos mais importantes espaços de comercialização de produtos e alimentos típicos da região amazônica em função da variedade de espécies de peixes de água doce, frutas, legumes e especiarias, atraindo a atenção e a curiosidade de quem visita o espaço.

O prédio do mercado passou aproximadamente oito anos fechado para reforma e foi entregue à população em outubro do ano passado, como parte das obras inauguradas no primeiro ano de administração do prefeito Arthur Virgílio Neto.

Além da entrega do prédio totalmente restaurado, a Prefeitura de Manaus teve a preocupação de capacitar os permissionários que nele atuavam. Eles passaram por cursos de qualificação, como o de atendimento ao público, e idiomas. As aulas foram ministradas pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi).

No mercado funciona também um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), espaço voltado para o oferecimento de informações sobre a cidade, com atendimento bilíngue.

O que fazer

Para quem passa pelo Centro de Manaus e quer conferir um pouco da tradição amazonense, o local é parada obrigatória. Dentro, os produtos estão divididos em três setores: hortifruti; peixes e carnes, estivas e artesanato. Os preços são acessíveis e as bancas oferecem uma variedade de produtos.

Também é possível encontrar guloseimas e comidas da região nos boxes do mercado. Os cardápios incluem mingaus, tapiocas, o tradicional x-caboquinho e até refeições completas. Para se refrescar do calor, há ainda a opção de cocos gelados.

Quem busca conhecer um pouco das essências amazônicas, encontra boxes diversos no local, além de óleos naturais e extratos. Os produtos atraem turistas e curiosos que, muitas vezes, buscam a cura de males na medicina natural. Copaíba e andiroba estão entre os produtos mais procurados.

História

No dia 23 de outubro de 1880 foi determinada a construção do Mercado Municipal. Segundo registros da época, o nome “Adolpho Lisboa” é o mesmo do prefeito que administrava a cidade naquele período e o mercado teria custado cerca de 360 mil contos de réis (moedas de fina prata), o equivalente a R$ 10,8 milhões nos dias de hoje.

Inaugurado oficialmente em outubro de 1883, época em que a cidade de Manaus era considerada uma das mais prósperas do Brasil, graças às riquezas originadas pela exploração dos seringais, o mercado foi construído em estilo Art Nouveau, sendo um dos mais importantes exemplares mundiais da arquitetura de ferro, seguindo as características do antigo mercado Les Halles, de Paris, na França.

O quê: Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Endereço: Rua dos Barés, 46 Centro
Horário: Comercial.

Conheça Manaus

A série Conheça Manaus é uma iniciativa da Manauscult e destaca os espaços históricos e naturais da cidade. A proposta faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Turismo – 27 de setembro. As dicas são reunidas virtualmente (no site e facebook da Manauscult e do GuiaTur e no aplicativo deste último)  e são direcionadas não apenas aos turistas, mas também aos próprios manauaras para que estes possam “redescobrir” a cidade e seus atrativos.