Semtrad colabora com pesquisas de doutorado realizadas pela UEA e a USP

Exemplo de fomento às práticas de empreendedorismo e de engajamento no crescimento econômico da população manauara, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), por meio de seu Departamento de Economia Solidária (DES), irá contribuir na coleta de dados e informações, para um estudo de caso que auxilie na elaboração de futuros projetos acadêmicos do Doutorado Interinstitucional em Administração (Dinter) promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Nesta quarta-feira, 18/10, pela manhã, o professor do curso de Administração da UEA, Gilson Lira, esteve reunido com o diretor do Departamento de Economia Solidária da Semtrad, Virgílio Melo, para discutir as atividades da secretaria de trabalho, tal como o desenvolvimento e apoio aos bancos comunitários em funcionamento na cidade, como por exemplo, o Banco Comunitário Mauá, no bairro Mauazinho, zona Leste.

“Para o departamento de Economia Solidária da Semtrad é de fundamental importância essa integração entre o mundo acadêmico e as políticas públicas desenvolvidos na secretaria”, destacou Melo, sobre o primeiro encontro.

Para o professor Gilson Lira a reunião foi produtiva, pois deu um norte maior ao estudo de caso dos bancos comunitários. “A visita à Semtrad serviu para esclarecer diversos pontos relacionados à política de funcionamento dos bancos comunitários e sua atuação como apoio às comunidades e ao empreendedorismo social”, observou Lira.

Colaborar com projetos científicos como estes, de acordo com a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, é uma maneira também de fomentar ideias, que façam progredir a população “Ficamos felizes de colaborar com o campo científico pois temos diversas ações, como as dos bancos comunitários, que merecem o registro porque fazem a diferença para a vida de muitas pessoas. Esse projeto já recebeu o selo social e tem sinergia com as prioridades que o prefeito Arthur Neto tem orientado”, ressaltou a secretária.

Pesquisa

O Dinter – UEA/USP é um projeto de qualificação docente em nível de doutoramento que permite professores da UEA realizarem estudos e elaborarem atividades, como artigos, que visem fomentar o avanço de tecnologias inovadoras para o desenvolvimento da região.

Texto: Assessoria / Semtrad

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad): (92) 3631-2309 / 3631-4571