Semsa promove ‘Semana envelhecer com saúde’ com ações para a terceira idade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Saúde do Idoso (NSI), realizará nas próximas segunda e terça-feira, dias 2/10 e 3/10, respectivamente, no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir das 8h, a Oficina de Lançamento da Caderneta de Saúde do Idoso e do Protocolo de Saúde do Idoso para ser utilizado na Atenção Primária, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Ministério da Saúde (MS).

Segundo o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi Alves, as ações vão ocorrer nos Distritos Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, com a intenção de promover um envelhecimento ativo e saudável em comemoração pelo Dia do Idoso, em 1º de outubro.

“Antes mesmo da data comemorativa, nós promovemos a ‘Semana do Idoso’ em toda a rede de Atenção Básica, com a intensificação de ações de prevenção e promoção da saúde e realização de atividades educativas e socioculturais com os idosos. A partir da semana que vem, iremos promover a oficina de lançamento da caderneta do idoso e, ao longo de toda semana, desenvolver atividades voltadas à saúde na terceira idade”, destacou Magaldi.

A intenção é disseminar conhecimentos e capacitar os profissionais de saúde da Atenção Primária na Caderneta de Saúde do Idoso, por meio do alinhamento conceitual dos princípios, diretrizes da Política de Saúde do Idoso (PSI) e da implantação do Protocolo de Saúde do Idoso, para qualificar o cuidado da pessoa idosa e o processo de trabalho dos profissionais de saúde da Atenção Primária do município de Manaus.

“Sugestões serão recebidas a partir do dia 2/10 até o dia 31/10, com a intenção de promover a disseminação das diretrizes do protocolo, como também receber contribuições para a melhoria do documento que vai orientar sobre os procedimentos dentro do processo de atendimento dos idosos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, disse a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso e do Homem da Semsa, Maria Eliny Rocha.

O protocolo estará disponível para consulta pública na intranet da Semsa Manaus no link:

1º Dia: 02/10/2017

07h30 – Credenciamento.

08h – Mesa De Abertura: Coordenação Nacional de Saúde do Idoso, representante da área técnica da Susam e Semsa

09h – Palestra do Representante do Ministério da Saúde com o Tema: “A Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Idoso”

10h – Apresentação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa pela área técnica do Ministério da Saúde

12h – Almoço

13h30 – Manuseio da Caderneta

14h – Perguntas

14h30 – Divisão de Grupos para apresentação do Perfil de Idosos do seu Território (pelos participantes)

16h – Considerações Relacionadas à apresentação do Perfil

17h – Encerramento